Sem Abrigo. “É tudo para ti! Gostaste? Vai ficar tudo bem!”

As palavras da voluntária da Humble Design (Traduzido para “Design Humilde”), a associação de caridade de Detroit, nos Estados Unidos, não acalmaram as lágrimas do menino Daeyr Neely, de 8 anos, quando ele se apercebe de que tem uma cama. Ele e a mãe estavam sem abrigo desde 2012, altura em que a mãe, Dionna Neely, perdeu o emprego.

Durante cinco anos, a mãe solteira e a criança tiveram de viver com elementos da família e em abrigos.

No final de 2017, o Estado aprovou a candidatura de Neely e Daeyr para ceder alojamento estatal. Mas nenhum dos dois tinha posses a não ser uns cobertores e umas cadeiras de campismo.

Foi aí que a Humble Design entrou. Esta é instituição sem fins lucrativos, localizada no Estados Unidos e dedicada a ajudar na transição das famílias sem-abrigo, proporcionando-lhes serviços de mobília e… design! Que empresa inspiradora!

Neste caso, a equipa da Humble preencheu a casa da mãe e filho com doações de mobília. E assim foi a reação dos dois ao receberem a ajuda.

O pouco que é muito

O entusiasmo do menino Daeyr pela existência de uma cortina de duche é… comovente, e coloca aquilo que tomamos por certo na nossa vida em perspetiva.

“Ele só queria uma mesa para comer o jantar comigo,” conta Neely. “É tão bom acordar e ver uma casa feita.”

Em Portugal, também poderá fazer doações de mobília e eletrodomésticos a entidades como a Entrajuda – Banco de Bens Doados (apoio a instituições de solidariedade social).

Comentários

comentários