Banho de Floresta: o que é e porque nos faz feliz?

Banho de Floresta: o que é?

Meik Wiking, o autor do Livro do Lykke e Presidente do Instituto da Pesquisa para Felicidade, listou esta semana alguns costumes pelo mundo que nos ajudam a ficar bem-disposto! Entre eles, mencionou o “banho de floresta”, vindo de Japão. Ficámos intrigados; afinal, as florestas são um foco importante do nosso país. Se os Japoneses acreditam que elas nos dão felicidade, temos que passar a dar-lhe mais valor… certo?

O que é?

Em Japonês chama-se shinrin-yoku e é, provavelmente, algo que já faz. Consiste no hábito de andar pela floresta e absorver todos os benefícios que este passeio oferece. Mas sem pressas; o ideal é que o passeio dure duas horas ou mais, sem distrações e correrias. Este hábito é tão comum no Japão, conhecido pela sua longevidade, que é hoje equiparável à prática do yoga.

Estudos feitos pelo governo Japonês concluíram que estes passeios diminuem em grande escala a concentração da hormona cortisol, a chamada “hormona do stress”, para além da pressão mais baixa eum  ritmo cardíaco mais espaçado. Um outro estudo da Universidade de Kyoto mostrou que quem vive perto da floresta tem tendência a ser menos agressivo e depressivo, em comparação com alguém que vive na cidade. Outro estudo vai mais longe, ao ponto de concluir que estes banhos de natureza são uma grande ajuda para proteger-nos de certas doenças.

Um projeto do Instituto Europeu de Política Ambiental publicou um relatório que concluía que só a presença de árvores numa vizinhança aumentam a qualidade e extensão de vida dos seus habitantes.

Onde ir?

Portugal é fabuloso para ir passear, para estar de encontro com a natureza. E, nos dias de hoje, é tão importante recordar a falta que as florestas nos fazem, para a nossa felicidade e bem-estar. Aqui estão alguns sítios onde poderá então “ir a banhos”.

  1. Tapada de Mafra. Com 4 percursos diferentes com várias durações, dificuldades e declives, a Tapada de Mafra dispõe entre 4 a 8 quilómetros de passeio.
  2. A Floresta Laurissilva da ilha da Madeira. Chamada de Floresta do Nevoeiro, foi distinguida pela UNESCO como Património Natural Mundial e uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal. Ocupa cerca de um quinto da ilha da Madeira e tem mais de 11 milhões de árvores.
  3. Convento dos Capuchos. A mata que rodeia este convento é considerada uma relíquia para aqueles que têm uma ligação especial com a natureza. Uma floresta cheia de cantos e recantos onde poderá descansar a vista da azáfama do dia a dia, pode passear durante duas horas à vontade neste local.
  4. Mata Nacional do Buçaco. Cerca de 105 hectares de floresta. Pode passear num dos locais mais biodiversos do país. É nesta mata que se encontra a fonte da água do Luso, sendo que é decorada com lagos grandes e pequenos na sua extensão.

 

 

Comentários

comentários