Proteja-se do frio. Siga estes conselhos!

Proteja-se do frio. Siga estes conselhos!

Nos últimos dias o país tem estado sob temperaturas especialmente baixas e ao que parece os termómetros ainda podem descer mais. Como todo o cuidado é pouco, aqui ficam algumas recomendações da Direção-Geral de Saúde para combater o frio! 

A exposição ao frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, pode contribuir para o aparecimento de doenças como a gripe e outras infeções respiratórias. Com Portugal sob aviso amarelo, de norte a sul, por causa da vaga de frio que se tem feito sentir, é preciso adotar algumas medidas para prevenir estas situações e proteger-se do frio.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda que se vacine contra a gripe e pede especial atenção para as pessoas mais vulneráveis, como crianças, pessoas com mais de 65 anos e sem-abrigo. Para além destas medidas, deve-se evitar a exposição prolongada ao frio e vestir-se por camadas, protegendo as extremidades do corpo com cachecol, gorro/chapéu e calçado.

Nos dias em que as temperaturas estão mais baixas, a hidratação da pele não deve ser descurada, nomeadamente das zonas que estão em contacto direto com o ar frio, como mãos, pés, cara e lábios. Deve-se também apostar na ingestão de sopas e bebidas quentes e evitar as bebidas alcoólicas, uma vez que causam aquecimento mas provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.

Em casa deve manter-se a temperatura entre os 18 e os 21ºC. Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, areje as divisões da casa para evitar a acumulação de gases, que pode ser mortal. No entanto, antes de colocar os equipamentos a funcionar não se esqueça de verificar se estão em condições de serem usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira. Sempre que se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações.

Em relação aos idosos ou a outras pessoas que vivem isoladas, a DGS pede que os vizinhos ou familiares mantenham um acompanhamento de proximidade: faça um telefonema ou contacte pelo menos uma vez por dia as pessoas que se encontrem nestas condições, de forma a verificar o seu estado de saúde e conforto.

Por fim, mantenha-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde, mas evite ir de imediato à urgência hospitalar. Em alternativa, contacte, se necessário, o SNS 24 – 808 24 24 24 – ou o seu médico de família. Em caso de emergência ligue para o 112.

Comentários

comentários