Vida de cão

Depois de aprovada a lei que permite a entrada de animais de estimação nos restaurantes, foi ontem divulgado na imprensa um centro comercial, onde já há 180 cães que podem acompanhar os seus donos. A sua opinião? Concorda?

A partir de maio, os animais de estimação passam a poder entrar nos restaurantes e cafés. Com algumas limitações, porém: Os animais têm de estar presos, “com trela curta”, e “não podem circular livremente”, sendo proibida a sua presença em zonas de serviços ou onde existam alimentos.

Entre outras regras, deverá ser fixada uma lotação máxima de animais por estabelecimento, de modo a não perturbar o normal funcionamento do espaço. Poderá ainda ser reservada uma área, no interior do estabelecimento, especialmente para os clientes com cães.

Em países como França ou Alemanha,  os companheiros de quatro patas também podem entrar em superfícies comerciais. Por cá, o centro comercial Alegro Alfragide, no concelho de Oeiras, é a primeira superfície dog friendly.

Dizia ontem ao jornal Público, uma das administradoras, Sara Rodrigues, que já há 180 cães a poderem acompanhar os seus donos neste centro comercial.

Sara Rodrigues explicou que, para os donos acederem ao centro com os cães,  têm de fazer um registo e apresentar “a documentação obrigatória por lei — registo de chip, licença municipal e boletim de saúde com vacinas em dia — e ainda o seguro de responsabilidade civil”.

Pais, avós, donos dos nossos amigos de quatro patas, uma nota adicional: sabia que está na época das lagartas do pinheiro?

As lagartas-do-pinheiro, também chamadas processionárias, são fofinhas, andam em filinha indiana, mas são altamente perigosas. A Direção-Geral da Saúde já lançou um aviso, pois acabámos de entrar na sua fase mais perigosa – quando descem dos seus ninhos, no alto das árvores. Veja aqui porque é que são perigosas e o que fazer se tiver contacto com alguma:

Estas lagartas são reconhecidas pela sua penugem com ar fofinho e pela forma como andam umas atrás das outras em fila – daí o nome processionária, por fazerem lembrar uma procissão. Estas lagartas podem levar ao aparecimento de urticária aguda de contacto, sobretudo em ambientes escolares e em parques em que haja pinheiros ou cedros.

Entre janeiro e maio, época da infestação, sugere-se ter precaução em áreas com pinheiros-bravos ou pinheiros-mansos. Estes insetos causam alergias que podem ser graves, até mesmo fatais para crianças e cães. Irritação ocular, prurido e irritação na pele e dificuldade de respirar são apenas alguns dos sintomas.

Devido às condições climatéricas, têm sido observados grandes ataques desta praga, que destrói os pinheiros nos quais nidifica, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Estas lagartas têm cerca de 100 mil pelos urticantes, que injetam substâncias tóxicas na pele ou nas mucosas e que se libertam quando se movem, podendo levar à intoxicação da pessoa ou do animal com que contactem. As crianças e os cães são os principais afetados.

No caso dos animais, é potencialmente fatal, uma vez que entram em contacto com o nariz ou com a boca, levando a uma alergia tão grave que poderá levar à necrose e amputação ou mesmo à morte. Cuidado a passear os vossos ‘Trufas’!

Vida de cão processionaria

A lagarta do pinheiro, ou processionária, pode ser fatal para animais

O que fazer em caso de contacto com as lagartas?

 

Ligue para a linha SNS 24 ou dirija-se imediatamente a uma unidade de saúde (ou médico veterinário, no caso do seu cão) em caso de:

  • Comichão na pele, nos olhos ou nas mucosas
  • Espirros,
  • Dificuldades respiratórias
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Sensação de desmaio ou outras manifestações associadas

 

Não deve automedicar-se nem aplicar pomadas, mas, para aliviar os sintomas, pode lavar ou passar água na zona afetada.

As peças de roupa que entrarem em contacto com as lagartas terão de ser lavadas a uma temperatura de 60 graus ou superior. Os programas de 30-40 graus não servem, podendo correr o risco de uma nova reação alérgica mesmo após a lavagem.

 

O que fazer se detetar um ninho?

Ligue para a sua câmara municipal – muitas têm programas para a eliminação dos ninhos e das lagartas. Caso existam ninhos dentro da sua propriedade, o melhor a fazer será destruí-los. Os ninhos devem ser queimados, mas com cuidado, pois o fumo resultante da sua queima é igualmente tóxico.

Comentários

comentários