Yoga e Danças de salão: O segredo da longevidade?

Yoga aos 99 anos? Danças de salão? E os dois ao mesmo tempo?

Tao Porchon Lynch é uma celebridade no mundo do yoga. Irá fazer 100 anos no dia 13 de agosto. Ensina yoga e adora dançar. “Não quero saber do que as pessoas dizem que eu não consigo fazer. Estou interessada em trazer alegria.”

Vem de Pondicherry, na antiga parte francesa da Índia. O seu percurso no yoga começou com uma visita a um professor muito conhecido nessa área, com o objetivo de aprender e de se tornar, ela própria, instrutora. Mas o professor recusou. “Não ensino mulheres”, disse-lhe. Ao que Tao respondeu: “Então o senhor é um snobe.” E o professor aceitou imediatamente ser seu tutor.

Na verdade, a imagem dos yogis − vegetarianos, de sandálias rasas, vestidos de cores neutras e padrões simples − está um pouco distante da desta experiente instrutora. Usa grandes brincos, pinta as unhas de cores garridas, anda sempre de saltos altos, e adora um copo de vinho de vez em quando.

A vida de Tao é rica e inspiradora. Nasceu na Índia, foi para Londres em 1940, fez parte de uma trupe de dança, tendo atuado para soldados na II Guerra Mundial. Mudou-se depois para Hollywood. Conheceu Gandhi, o Dalai Lama e Marilyn Monroe.

Tao Lynch é a fundadora da Associação de Instrutores de Yoga mas é também uma amante das danças de salão. Já conquistou 745 primeiros lugares em competições desta atividade, com parceiros que chegam a ter uma diferença de idade de 70 anos. “Divirto-me tanto!”, afirma.

Foi operada três vezes à anca, mas ainda conduz. “Estou a ficar melhor a cada dia”, diz. “É importante aprender a respirar e a encontrar a felicidade da vida. É assim que se descobre que nada é impossível.”

Ora aqui está uma celebridade mundial de quem toda a gente gostaria de ser amiga!

Comentários

comentários