Trump defende um bónus para professores armados. Mais armas...?

“Precisamos de mais do que orações”

A declaração do governador do estado de Maryland, Larry Hogan, surge na sequência do tiroteio que ocorreu nesta terça-feira, no liceu de Great Mills, em St. Mary. Larry Hogan chama a atenção dos legisladores: “É escandaloso que ainda não tenhamos feito nada no que respeita à segurança nas escolas.”

Segundo as informações da polícia, Austin, um estudante de 17 anos, entrou armado no liceu, por volta das 7h45, e disparou na direção de uma rapariga de 16, com quem teve anteriormente uma relação, e de um rapaz de 14.

O agente responsável pela segurança na escola secundária atirou de volta, e quase em simultâneo, contra Austin, que acabou por morrer cerca de duas horas depois. O agente não ficou ferido, e o rapaz de 14 anos foi hospitalizado mas encontra-se estável. Apenas a estudante, cuja relação que manteve com o autor dos disparos está neste momento a ser investigada, corre perigo de vida.

Mas aprofundemos ainda melhor o contexto:

Este tiroteio é o 17º numa escola norte-americana desde o início de 2018.

Este incidente ocorre pouco mais de um mês após o trágico tiroteio, que tirou a vida a 17 pessoas, numa escola de Parkland.

Este tiroteio acontece quatro dias depois da Marcha pelas Nossas Vidas, o protesto contra o episódio de Parkland, na Florida, estado que, ao contrário do Maryland, não obriga a ter licença de porte de arma para comprar uma arma.

Este tiroteio remete-nos para a necessidade urgente de medidas que controlem o acesso às armas nos Estados Unidos da América. O presidente Donald Trump já partilhou alguns dos seus planos. Entre eles, segundo resumiu a revista Time:

− Aumentar o limite de idade para compra de arma de 18 para 21 anos;

− Professores armados. E aqui recordo a citação de Trump à CNN: “Essas pessoas são cobardes. Não vão entrar numa escola em que 20% dos professores têm armas − pode ser 10% ou 40%. E o que eu recomendaria é dar um bónus (anual) aos professores armados.”

“Precisamos de mais do que orações.” Concordo com o governador do estado de Maryland, Larry Hogan. Mas precisamos de mais… armas?

Comentários

comentários