Caça aos ovos: Em Lexington (Estado de Kentucky, EUA), a diretora do Centro de Idosos escondeu centenas de ovos no edifício

Caça aos Ovos

Está oficialmente aberta a época da caça aos ovos. E  a idade não é um critério de seleção para participar nesta atividade. Hoje bem cedo, quando lia um jornal local norte-americano, descobri por acaso este Centro de idosos, em Lexington, no Estado de Kentucky, cuja diretora organizou ontem uma Caça aos Ovos. 

Brenda Wilson, a Diretora deste centro, escondeu 360 ovos de plásticos por todo o edifício e idosos como o caso de George Sprang, 83 anos, não deram tréguas. Das prateleiras às gavetas da sala de jantar, George fez uma inspeção cuidada e, orgulhoso, conta que encontrou 34 ovos. “Eu já doce o suficiente”, comentava ele perante o facto de os ovos não serem de chocolate.
A notícia destacava ainda a conquista de um casal com cerca de 70 anos e que tinham conseguido reunir ao todo 47 ovos.

Símbolo de fertilidade e de nova vida, os ovos fazem parte da tradição da Páscoa, o momento que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas há quem tenha outras explicações para o assunto: uma das teorias tem a ver com o jejum que antes era mais rigoroso durante a Quaresma. Como os cristãos não comiam carne nem derivados – leite e ovos, acabam por cozer os ovos das suas galinhas para os armazenarem e comerem mais parte, por altura da Páscoa (a Quaresma antecede a Páscoa). Havia ainda quem os distribuísse pelos pobres.

Seguiram-se as tradições associadas ao ovos, como pintar ovos, rolar ou caçar ovos. 
Existem relatos de ovos tingidos na história britânica, por volta de 1290, quando Eduardo I terá comprado 450 ovos para serem coloridos ou cobertos de folhas de ouro, para serem distribuídos pela “comitiva real”.

Já a tradição de rolar ovos é interpretada como uma reencenação simbólica do rolar da pedra do túmulo de Cristo. Nos Estados Unidos, o famoso “Easter Egg Roll” (Rolar de Ovos de Páscoa) já está em contagem decrescente. O evento anual é realizado nos jardins da Casa Branca todas as segunda-feira após a Páscoa desde 1878. No ano passado, no primeiro “Easter Egg Roll” de Trump, houve 18 mil ovos a rolarem!

Caça aos Ovos Easter-Egg-Roll-na-Casa-Branca

Easter Egg Roll na Casa-Branca. Cerca de 20 mil pessoas fizeram rolar 18 mil ovos

Coelho ou Raposa?

Depende. Para nós, faz sentido o coelho, que costuma dar à luz grandes ninhadas e está por isso associado à vida. Mas em algumas partes da Alemanha, por exemplo, é a raposa que traz e esconde os ovos.

Tradições à parte… Feliz Páscoa!

 

 

 

Comentários

comentários