Recomeçar

Recomeçar… em Castanheira de Pera!

Sofia, 23 anos, e Alexandra, 22 anos, estão há 5 meses a viver em Castanheira de Pera, em regime de voluntariado, para apoiar a comunidade local a… Re(Começar). 

Quando a Médicos do Mundo constituiu uma equipa de emergência para dar apoio à comunidade local de Castanheira de Pera, na sequência dos incêndios que assolaram o município em junho do ano passado, duas jovens apresentaram um projeto de reabilitação para apoiar os habitantes na fase de pós-catástrofe.

“Foi um acontecimento que causou um desequilíbrio ocupacional, afetando as rotinas, papéis e ocupações das pessoas. Tornou-se essencial um restabelecimento destas rotinas,de modo a evitar o isolamento
social”, conta Sofia.

O projeto foi inspirado na “Missão Esperança”, o título da ação da Médicos do Mundo no terreno para apoiar as vítimas dos incêndios, e Alexandra e Sofia deram-lhe o nome de (Re)Começar!

Recomeçar... em Castanheira de Pera! Recomeçar-8

Recomeçar

Recomeçaram esta experiência de voluntariado em novembro. Sem contrapartidas financeiras nem condições ideais para desenvolver um trabalho de reabilitação física.

Não há bolas medicinais. Mas há bolas de futebol e balões. Não há máquinas, mas há toalhas de mesa que servem para treinar a flexibilidade . Não há bengalas, mas há cabos de vassoura que, reutilizados, ajudam nos exercícios motores. Não há computador, mas há cadernos onde Sofia e Alexandra anotam as melhorias alcançadas nas visitas domiciliárias e o trabalho que ainda há por fazer. E não há folhas que cheguem para descrever as mudanças que estão por pôr em prática.

Durante os últimos cinco meses, Castanheira de Pera tem sido a residência das jovens Alexandra e Sofia. De segunda a quinta-feira dormem num espaço cedido para voluntários, onde antes funciona uma discoteca e onde faltam condições, como um simples chuveiro. À sexta estão de regresso a casa dos pais, que suportam as despesas de deslocação de ida e volta. Foram eles os primeiros a apoiar a decisão das suas filhas, em partirem para Castanheira de Pera.

Recomeçar... em Castanheira de Pera! Recomeçar-4

Recomeçar

O projeto viva da boa vontade de Sofia e Alexandra. E também da experiência destas jovens: Sofia descobriu a sua paixão pela reabilitação física quando passou pela Associação Portuguesa de Neuromusculares. Alexandra encontra-se a fazer um
Mestrado com especialização em Integração Sensorial, na Escola Superior de
Saúde de Alcoitão.

no seu currículo o trabalho de intervenção no Centro de Alcoitão.

É natural que a comunidade de Castanheira de Pera aguarde ansiosamente pela segunda-feira, um dos dias reservados às visitas domiciliárias, a altura em que Sofia e Alexandra aproveitam para sugerir medidas e fazer mudanças em cada casa, no sentido de eliminar barreiras arquitetónicas.

“Tem sido um trabalho incrível e desafiante, já conseguimos chegar a muitas pessoas, combater o isolamento social. Temos feito sessões de grupo, de estimulação cognitiva, sessões de movimento e dinâmicas de grupo. Sessões individuais, para casos mais específicos que necessitam de reabilitação e intervenção mais direcionada às limitações individuais, de Terapia Ocupacional (temos casos de AVC, Parkinson, Artrite Reumatóide, entre outras patologias)”, conta Sofia. 

Recomeçar... em Castanheira de Pera! Recomeçar-2

“Nas visitas domiciliárias focamo-nos em avaliar os défices ocupacionais das pessoas e posteriormente direcionamos a intervenção, para habilitar as pessoas para a realização das ocupações do dia-a-dia e torná-las mais independentes”, acrescenta Alexandra.

(Re)começar é, porém, um projeto em risco de recomeçar todas as semanas. A boa vontade das jovens não é suficiente para manter a iniciativa de pé.  A comunidade não poupa elogios à dupla que veio trazer esperança após os incêndios. Mas, passados cinco meses de projeto, os apoios continuam sem existir.

Recomeçar... em Castanheira de Pera! Claudia

Médicos do Mundo – Como ajudar de forma simples e gratuita, no ato do preenchimento do seu IRS?

IRS: Todos os anos, os contribuintes podem doar, de forma simples e gratuita, 0,5% do seu imposto a uma instituição de solidariedade social. No ano passado, os mais de 80 mil euros angariados através do IRS, permitiram à Médicos do Mundo ajudar seis mil pessoas em Portugal, com cuidados gratuitos de saúde.

Como fazer a doação no IRS? Basta que cada contribuinte, ao preencher a declaração de IRS, aceda ao quadro 11, coloque uma cruz na opção de consignação do seu imposto “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas colectivas de utilidade pública (art.º 32, nº6, da Lei nº 16/ 2001, de 22 de Junho)” e introduza o NIF correspondente à entidade que pretende apoiar. O NIF da Médicos do Mundo é 504 568 566.

Comentários

comentários