O instrutor de yoga mais jovem da América

Chama-se Tabay Atkins, tem 11 anos e é o instrutor de yoga certificado mais jovem dos Estados Unidos da América.

O que já por si é inspirador. Falta o motivo. E agora sim, passamos a admirar ainda mais o pequeno Tabay.

Tabay começou a aprender yoga quando a mãe lutava contra um cancro.

Ele explica em entrevista ao site da atriz Cameron Diaz, também praticante da modalidade:

“Quando eu tinha 6 anos, a minha mãe foi diagnosticada com linfoma não Hodgkin, no estágio 3. Ela teve que fazer uma quimioterapia intensa, que fragilizou muito o seu corpo e espírito. Depois da quimioterapia, ela deixou de conseguir andar sozinha. Ficou  muito fraca, triste e com medo. A minha mãe nunca tinha feito yoga na vida.

Na altura, uma amiga dela quis que ela conhecesse uma senhora (que por acaso era professora de yoga). (…) Em apenas dois meses, eu a vi a minha mãe, lentamente, a tornar-se uma pessoa feliz e saudável. Ela foi capaz de voltar a andar sozinha. Ela foi capaz de sentar-se em posição lótus… Ela começou a sorrir de novo. E ficou tão forte e tão positiva. O yoga ajudou realmente a curar a minha mãe! Não apenas fisicamente, mas também emocionalmente! .

Quando eu tinha 6 anos, minha mãe tinha câncer de linfoma não-Hodgkin no estágio 3. Ela teve que fazer uma quimioterapia intensa, que quebrou muito seu corpo e espírito. Depois da quimioterapia, ela nem conseguia andar sozinha. Ela ficou muito fraca e ficou triste e com medo. Minha mãe nunca havia feito ioga antes em sua vida. Ela era como muitas pessoas que eu conheci que tinham uma imagem não tão grande sobre o que era yoga, então ela nunca tentou.

Uma amiga dela na época queria que ela conhecesse uma dama (que por acaso era professora de yoga), que tinha uma mãe que morreu de câncer e uma irmã que estava passando por ela (ela também faleceu mais tarde), e pensou porque de sua história familiar e experiência com câncer que ela teria sido um bom apoio para minha mãe. Foi intimidante para minha mãe. Em apenas 2 meses, eu a vi lentamente se tornando novamente feliz e saudável. Ela foi capaz de andar de novo sozinha. Ela foi capaz de se sentar em meio lótus … Ela estava sorrindo de novo. E ela ficou tão forte e tão positiva. Yoga realmente ajudou a curar minha mãe !!! Não apenas fisicamente, mas também emocionalmente! Ela estava ainda mais positiva e relaxada do que antes de ter câncer. As coisas não estavam mais estressando-a ou incomodando-a mais.

Eu sabia que naquele momento eu queria me tornar um professor para que eu pudesse ajudar a curar as pessoas através da ioga do jeito que eu vi yoga ajudar a curar minha mãe”.

 

“Se o yoga tinha ajudado a minha mãe, pensei que se talvez partilhasse esta modalidade, poderia ajudar mais pessoas”, diz o jovem em entrevista à BBC.

Tabay acabou por concretizar a sua ideia e tornou-se no mais jovem instrutor certificado de yoga. Nesta reportagem emitida no programa “The Doctors”, a responsável de um clube de yoga explica que as suas aulas são as mais concorridas. Todos gostam da energia de Tabay. E as receitas das suas aulas revertem na totalidade para as crianças com cancro.

“Eu quero mudar o mundo a ajudar mais gente”, diz o jovem Tabay.  Força Tabay!

 

Comentários

comentários