Família Numerosa Europeia do Ano

No Queridas Manhãs, a Família Europeia Numerosa do Ano

A Família Numerosa Europeia do Ano é portuguesa. E vem ao Queridas Manhãs.

A uma certa altura, a mãe Inês diz-me, a propósito do tema eutanásia que está na ordem do dia (dia 29 maio é discutida no Parlamento): “o Pedro poderia ser um candidato a eutanásia”.

Poderia. Mas não no seio desta família. Pedro respira com auxílio de um equipamento de oxigénio. É alimentado por seringa, via PEG (quando a alimentação oral está comprometida, coloca-se uma sonda no estômago através da parede abdominal e a alimentação passa a ser realizada por seringa) . Tem dificuldades locomotoras, pelo que usa cadeira de rodas. Requer cuidados permanentes, exigentes e especializados.

A irmã, Leonor, tem 3 anos, mas já é uma enfermeira dedicada ao irmão. O Gonçalo e o Francisco, os irmãos, sabem que o Pedro, mesmo com as suas limitações, lhes traz também muitas alegrias.

E Inês e Gonçalo, os pais, enfrentam os desafios do dia a dia, muitos deles, sem conta, nos Cuidados Intensivos, com generosidade, coragem, solidariedade e compreensão. Por isso mesmo foram eleitos Família Numerosa Europeia do Ano!

Comentários

comentários