Amor é…

450 mil partilhas. 41 mil comentários. 171 mil likes. Este vídeo divulgado pelo canal youtube Humankind Stories é uma delícia.  Mostra a ligação (admiração) que o bebé tem com a mãe desde o primeiro momento.

Ann Bigelow, professora e investigadora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade St. Francis Xavier, em Antigonish, Escócia, explica, em entrevista ao Scientificamerican.com, como o contacto com a pele do bebé ajuda a acalmar: “eles choram menos e isso ajuda-os a dormir melhor. Existem ainda alguns estudos que mostram que um maior desenvolvimento do cérebro – provavelmente porque eles são mais calmos e dormem melhor”.

A verdade é que este contacto também beneficia a mãe: o contacto liberta uma hormona, a oxitocina, que é calmante. “O contacto com a pele do bebé reduz o nível de stresse – elas relatam níveis mais baixos de depressão, e os bebés respondem melhor à mãe durante os primeiros três meses.”

Esta investigadora faz referência a um estudo curioso em que se sugere que a área do peito das mães que acabaram de dar à luz é um ou dois graus mais quente do que o resto do corpo, o que cria uma zona de conforto e de aquecimento natural para o recém-nascido.

“Elas têm a capacidade de controlar a temperatura para o bebê – se a temperatura do bebé diminui, a temperatura da mãe aumenta, e se a temperatura do bebé aumenta, a da mãe baixa. Parece haver uma conexão entre mãe e bebé desde o processo de nascimento”.

Amor é… isto.

 

https://www.youtube.com/watch?v=8K4jtlSwBek

Comentários

comentários