Doga: Em Londres é a novidade do momento – Yoga com o cão!

 Se o meu Trufa não fosse um grandalhão, poderia pensar no assunto. Mas sendo assim, a modalidade “doga” está completamente fora de questão. Fazer o que quer que seja com o Trufa ao colo não é doga. É um pesadelo. 🙂

Mahny Djahanguiri. É este o nome do professor de yoga que criou a modalidade doga em 2012. Doga consiste na prática de yoga com o seu cão. E, agora, após alguns anos, virou moda nos estúdios de fitness, em Londres. Levar o cão para o ginásio é trendy. Dizem os professores da modalidade que esta reforça a ligação entre os donos e os seus companheiros, permitindo aos cães absorver a calma dos yogis.

É isso ou é andar a correr à solta, que também é permitido. A pouco e pouco, garantem, há cães que entram na onda e aderem às posturas. Sendo que ser social e vacinado são dois requisitos obrigatórios para os animais frequentarem o ginásio.

Só mais uma questão que me pareceu pertinente: não precisa de ter cão para fazer a modalidade. Porque pode interagir com os que estão em sala. Se precisar de um, empresto o Trufa. O pior que pode acontecer é ele adormecer no tapete.

Mas será que o yoga com cão tem… ponta por onde se pegue?

O que me responde a minha Personal Trainer Conceição Gonçalves?
“Eu acho a ideia fantástica! Pois quem tem um cão adora fazer atividades com ele. Esta modalidade proporciona aos adeptos  que se preocupam com a sua saúde a prática do yoga e, em simultâneo, maximizar mais tempo com o seu cão. Ou seja, o dono pode exercitar-se e cuidar da sua saúde enquanto aproveita um momento de lazer com o seu cão.

Esta modalidade une as pessoas com os seus cães, e com o amor mútuo que existe entre eles, proporciona um ambiente de relaxamento, contribuindo para reduzir os níveis de ansiedade de ambas as partes.

Todos os exercícios são bastante acessíveis de realizar em casa também, tirando partido de todos os benefícios do yoga. Com estes exercícios, com cão, pode melhorar a força, e também o equilíbrio, nomeadamente com as posturas em que o dono coloca o seu cão em suspensão.”

Comentários

comentários