“Tá-se bem Manu?” O sermão de Macron

Ainda não tínhamos falado sobre isto. Quando este é um episódio que suscita a conversa sobre um dos temas que tem passadeira vermelha em Júlia – De Bem com a Vida: a parentalidade.

Vamos então ao sermão do Senhor Presidente da França, Emmanuel Macron.

 

Há dias, em França, durante uma cerimónia de homenagem aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, e precisamente depois de começar a ouvir-se La Marseillaise (hino francês), eis que surge um adolescente na multidão com a seguinte abordagem ao Presidente da França:

“Ça va Manu?”. O que significará algo como: “Tudo bem Manu?”. Ou ainda algo como: “Tá-se bem Manu?”.

O Presidente entendeu que estava tudo mal. E respondeu ao jovem com um curto sermão: “Não podes fazer isso. Estás numa cerimónia oficial, comporta-te corretamente.

“E deve chamar-me senhor presidente. Ou senhor, está bem?”

O Presidente prossegue mas regressa ao jovem: “No dia em que fizeres uma revolução, tens primeiro um diploma e aprendes a sustentar-te. Só depois darás lições aos outros”, disse Macron.

"Tá-se bem Manu?" O sermão de Macron macron

O sermão de Macron

A reação de Macron tem sido entendida de duas formas: Há quem alinhe no “respeitinho é muito bonito” e concorde com o raspanete.

Mas as imagem do episódio que se tornou viral também têm recebido críticas, ora de quem aponta o tom emproado e arrogante, tipicamente francês, ora de quem alega que, sermões e raspanetes, cabem exclusivamente aos pais e não ao Senhor Presidente da República.

“Tu m’appelles monsieur le président ou Monsieur…” Emmanuel Macron. 

 

Comentários

comentários