Postais de Fim de Semana. Consegui adormecer a Benedita. Ao fundo, o Trufa. Esse adormeceu sozinho. O sono bendito dos cães felizes . A Francisca estava na piscina. E eu tive uma janela de oportunidade para dormir 10 minutos...

Sono em Dia

Sono em dia
Postais de Fim de Semana. Consegui adormecer a Benedita. Ao fundo, o Trufa. Esse adormeceu sozinho. O sono bendito dos cães felizes.

A Francisca estava na piscina. E eu tive uma janela de oportunidade para… dormir 10 minutos!

 

Há um mito associado ao sono que ainda causa algum sobressalto: fazer uma sesta a meio da tarde afeta o sono à noite.

A verdade: A Fundação do Sono norte-americana diz que os humanos estão programados para se sentirem um pouco cansados ​​a meio da tarde. Ou seja, o ritmo circadiano natural da maioria das pessoas mergulha entre as 13 e as 15, resultando numa sensação sonolenta. Logo, adianta a organização, fazer uma sesta à tarde não irá atrapalhar as sete ou nove horas normais de sono por noite. Basta tomar algumas medidas (uma sesta curta, de 20 minutos, em ambiente calmo e propício).

Nem sempre é fácil dar uma escapadinha para dormir. Mas “o crime” compensa. A Fundação norte-americana cita um estudo da NASA, que conclui que 40 minutos de sesta melhora o nosso desempenho em 40% e o nosso estado de alerta em 100%.

Há ainda referências ao impacto positivo sobre a memória, a aprendizagem, ao bom humor e à redução do risco cardíaco.

Em Madrid, Espanha, o país de la siesta, o primeiro Siesta and Go (uma espécie de “bar de sestas” onde se pode fazer uma sesta após o almoço por cerca de 20 euros) abriu em 2017. Mas antes, já a Argentina e o Japão conheciam o conceito.

Nos Estados Unidos, estima-se que 1 em 3 americanos faz uma sesta regularmente. E não faltarão espaços no mercado prontos a servir uma almofada: um dos mais conhecidas chama-se metronaps. Desenvolveram o EnergyPod, uma cadeira que combina tecnologia e conforto e que mais parece uma cápsula espacial. Estas cadeiras existem em empresas como a Google ou os ginásios Virgin Active, na Austrália, e destinam-se a… aumentar o bem estar e a produtividade dos colaboradores.

 

Sono em Dia EnergyPod-BrisbaneAustralia

EnergyPod, uma cadeira aos serviços dos colaboradores de uma empresa, na Austrália

Por alguma razão Winston Churchill, Thomas Edison e Salvador Dali eram adeptos da sesta.

Eu, sesta, abaixo-assinado. E, não tendo uma cápsula hi-tech, basta-me uma espreguiçadeira de praia.

 

 

 

Comentários

comentários