Carlo Porto

“Acredito muito nesta história”, Carlo Porto, sobre Alma e Coração

Carlo Porto estava em cena com o musical “Música no Coração”, num teatro de São Paulo, Brasil, quando recebeu o convite para participar no projeto, em Portugal, Alma e Coração. Sem testes nem castings. Bastou-lhe receber o guião. E o bilhete para Lisboa. Se não fosse um cliché redundante diríamos que este ator é… de partir o coração.

Um grande motivo para não perder um episódio da novela Alma e Coração?

A história que começa a ser contada no ecrã a partir de hoje poderia ser a história de qualquer um de nós que está a assistir à novela em casa. Acredito muito nesta história. Acredito que serão levantadas questões e assuntos para falarmos com os nossos pais/filhos, amigos, vizinhos. Não é um simples entretenimento.

Na sua vida, a que se entrega de “alma e coração”?

Simplesmente a tudo o que faço. Sou virginiano… gosto de tudo bem feito. Faço sempre questão de “vestir a camisa”. Em todas as minhas relações, sejam elas profissionais, afetivas, enfim…

Fale-nos um pouco do Luís, a personagem a que dá vida em Alma e Coração.  Qual o momento mais difícil, durante as gravações?

Luís é um homem alegre e cheio de esperança. E neste sentido é um típico brasileiro. O Luís vai mudar-se para Portugal, para estudar, e acaba por ficar quando conhece Cecília. Depois de mais de quinze anos de casamento, ele passa por um momento duplamente dramático: o casamento está por um fio e a sua filha foi raptada.

As cenas que decorrem em Itália foram especialmente difíceis. Foram as primeiras cenas gravadas da novela. O meu primeiro contacto com o Luís após o “Ação!” aconteceu em cenas em que a filha estava desaparecida. Início forte!

A imprensa portuguesa refere-se ao Carlo como “galã” da Globo. Mas o Carlo já “declinou” o título… 🙂 Quem é o Carlo Porto?

Podem chamar-me o que quiserem… O nosso cérebro precisa de rotular as pessoas para conseguir-se organizar. Mas as pessoas são muito mais do que somente uma coisa ou outra. Dentro de cada um há um grande universo.

Brasil: de que mais sente saudades?

Poxa….difícil de responder. Sinto falta da minha casa, do meu cantinho. Morava em São Paulo e amo aquela cidade. Tão dinâmica e cheia de possibilidades. Sinto saudades dos meus amigos e da Universidade também.

Ainda sobre o Brasil: As eleições estão à porta…

É um momento realmente muito importante para o meu país. Eu espero que que os brasileiros não desperdicem a hipótese de votar,  depois de pensarem bastante. Tenho a certeza de que uma decisão acertada agora pode mudar o rumo dos acontecimentos e fazer com que o Brasil volte a crescer.

As novelas brasileiras são uma referência. Quais os atores que mais o inspiraram na sua carreira?

Grandes nomes da teledramaturgia brasileira continuam a inspirar-me, mas falar deles seria “chover no molhado”. Caio Blat e Mateus Solano são para mim dois colegas que sabem o lugar que ocupam. São pessoas por quem eu tenho um imenso respeito.

Portugal: o que mais o apaixona neste país? Podemos pedir-lhe o seu top 5?

Bom… como estou há pouco tempo em Portugal, ainda não conheço muito bem todos os nomes e lugares. Mas posso adiantar duas coisas apaixonantes: o fado com toda sua dramatismo e o polvo à lagareiro.

A primeira vez que chegou a Portugal… 

Lembro-me que quando estive pela primeira vez no centro de Lisboa tive a sensação de estar no centro de uma das capitais do Brasil. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém…respiram, em parte, estes mesmos ares. Há muito de Portugal no Brasil e isso fez-me sentir um pouco em casa.

"Acredito muito nesta história", Carlo Porto, sobre Alma e Coração Carlo-Porto

Carlo Porto

Ator, cantor, modelo. Nasceu em Minas Gerais, Brasil, de onde partiu em busca de formação artística para o Rio de Janeiro, São Paulo e  Salvador. Desde 2009 que faz teatro. Recentemente foi Gustavo Lários,  protagonista de Carinha de Anjo, e no teatro interpretou o Capitão Von Trapp. Atualmente em Portugal, acaba de estrear “De Alma e Coração”.

 

"Acredito muito nesta história", Carlo Porto, sobre Alma e Coração hqdefault

Carlo Porto enquanto Capitão Von Trapp, São Paulo, Brasil in musical Música no Coração

Comentários

comentários