Arnold Schwarzenegger, 71 anos, conhecido pelo Exterminador na série de filmes The Terminator, celebra 35 anos de América. O ator responde aos que lhe perguntam acerca do segredo do seu sucesso.
A versão mais curta é:
“Tens que ter bicípites (músculos) com uns 50 centímetros. E tens que ser capaz de eliminar predadores com as tuas próprias mãos.“
Mas Arnold tem uma outra versão para contar. Uma versão mais longa de 5 regras que partilhou este ano, durante um discurso sobre “mudar o mundo”.
A primeira regra: Encontra o teu objetivo e segue-o. Se não tens objetivo, não serás feliz, conta o ator.
Arnold nasceu na Áustria, após a II Grande Guerra Mundial, altura de grande crise económica na sequência da perda da guerra.
Teve uma infância dura. “O pai, polícia, era um homem duro: “O meu pai obrigava-me a fazer flexões antes de tomar o pequeno-almoço”, revela o ator à Mens’s Health , numa entrevista integrada no 30º aniversário da revista americana.
Arnold só pensava em fugir do seu país. Um dia, por acaso, quando se encontrava na escola, leu algo sobre os Estados Unidos da América. É para lá que quero ir, pensou. Mas como? O dinheiro era pouco e viajar era um luxo. A ideia ficou a maturar até deparar-se, num acaso, com uma revista, cuja capa tinha um homem super musculado e o título: “Mister Universo torna-se estrela Hércules”. Arnold recorda-se de ter ‘devorado’ o texto num ápice, de uma ponta à outra. Descobriu que o senhor músculo era verdadeiro, chamava-se Reg Park e treinava cinco horas por dia. Um homem, outora pobre, que crescera em Inglaterra e que, após muito trabalho e dedicação , tinha sido convidado para interpretar Hércules no cinema.
Naquele momento, Arnold descobriu exatamente o seu caminho. Arnold soube naquele preciso minuto que iria chegar aos Estados Unidos. Foi assim que Arnold descobriu o seu objetivo.
Segunda regra: Pensar em grande. Arnold começou a sonhar em fazer cinema, em ser cabeça de cartaz, em ser o melhor e o mais bem pago ator.
Terceira regra: Ignorem os pessimistas, alerta o ator e empresário. Quando temos grandes sonhos, grandes objetivos, há sempre alguém que comenta: “isso é impossível!” Arnold recorda que, quando partilhou o seu desejo de ser bodybuilder (culturista) e alcançar o título de Mister Universo, houve quem lhe dissesse: “Mas estás louco? Esse é um desporto americano”. Arnold recorda as críticas dos seus próprios agentes: “Arnold, não nos faças rir. Já alguma vez ouviste falar de uma estrela de cinema internacional com sotaque alemão?”
Arnold desdobrou-se em aulas de inglês e, a muito custo, conseguiu finalmente um papel numa série. Mais tarde, já no corpo do Exterminador, o empresário conta que o seu sotaque foi elogiado pela forma como encaixava na personagem robotizada.
Quarta regra: Trabalho, trabalho, trabalho. Arnold conta que quando foi para os Estados Unidos da América, trabalhava das 8h da manhã à meia-noite. Frequentava a escola, tinha aulas de representação, trabalhava na construção e treinava 5 horas por dia.
Quinta regra: Dar e receber. Aproveitar as oportunidades para ajudar. Arnold começou a treinar paralímpicos, a colaborar com programas que apoiam crianças vulneráveis, de forma a afastá-las de drogas e violência. A quinta regra é fazer algo para mudar o mundo.
Arnold, que começou a treinar aos 15 anos, tornou-se cinco anos depois o mais jovem atleta a ser campeão do Mr. Universo, em Londres. Ganhou vários títulos na área do culturismo, é ator, empresário e político. Formou-se em Negócios e Economia. Foi governador da Califórnia e já considerado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=yJQaPz9Zn-U