Patrulha Malvada

O Gonçalinho chegou do México. Missão cumprida, graças ao apoio da Patrulha Malvada. Uma Patrulha que nasceu de um vídeo viral e que insiste em fazer o bem.

Patrulha Malvada Gonçalo

Este verão, estava o agente Pedro de férias no Algarve, quando foi interpelado por um idoso: “por acaso, você é polícia?”. Pedro, sem farda nem pista que o associasse à profissão, respondeu que sim. “Eu vi-os na televisão, Patrulha Malvada não é?”, continuou o homem, radiante. “Vivo no Canadá e sigo a vossa Página. Muitos parabéns!”

Desde 2017, altura em que os três agentes da polícia do Porto protagonizaram o vídeo viral, momentos como este repetem-se.

 

Desde 2012 que estes três polícias fazem patrulha juntos nas ruas da cidade do Porto. Uma noite, inspirados pelo espírito natalício, tiveram a ideia de protagonizar um vídeo dentro do carro, ao som da música “In the Jungle”. Pedro Novais, o polícia de 41 anos, que neste vídeo encontra-se ao volante da veículo, recorda que a gravação caseira tinha como simples objetivo mostrar o lado “humano” do polícia: “pretendíamos transmitir que os polícias não são sempre pessoas carrancudas e que também sabemos brincar”.

Se as intenções eram boas, a estratégia revelou-se melhor ainda: a Polícia de Segurança Pública decidiu partilhar o vídeo na sua página oficial e, em apenas uma semana, as imagens dos polícias bem-dispostos arrecadaram um milhão de visualizações.

Críticas, muitas. Um polícia não deveria comportar-se assim, diziam alguns. Mas o sucesso acabou por abafar as vozes da discórdia e nasceu a Patrulha Malvada.

“Embora já tivéssemos criado a página de facebook com esse nome, foi a partir desse momento que as pessoas começaram a procurar-nos”, conta Pedro. E a seguinte grande missão não tardou a chegar.

Aproveitando o impacto na comunidade, a Patrulha Malvada abraçou a causa de um dos seus colegas polícias que se deparava com a dificuldade de levar o filho, o Gonçalo, ao México para uma operação no valor de 100 mil euros.

“O Gonçalinho tem Síndrome de Moebius, uma doença rara que, entre muitas outras dificuldades, é responsável pela paralisia facial que o impedia de manifestar qualquer expressão”.

No México, acenaram com uma solução. Mas o valor afastou durante algum tempo este sonho. Até a Patrulha Malvada entrar em ação e desdobrar-se em ações para angariação de fundos: fez-se de tudo um pouco. Desde a impressão e venda de t-shirts com o logotipo da Patrulha Malvada (cuja venda na página de facebook rendeu 700 euros) à organização de torneios de futebol e concertos. A Patrulha Malvada, da qual fazem também parte João Mouteira, 53 anos, e Marco Cardoso, 40 anos, não descansou enquanto não contactou os melhores dos melhores (Cristiano Ronaldo, Madjer) para a melhor das melhores razões: ajudar uma criança.

https://www.facebook.com/Patrulha.Malvada.Oficial/videos/255377555134979/

Missão concluída, conta o agente Pedro, orgulhoso do novo rosto que chegou do México. “O Gonçalo já não vinha com a boca paralisada. Chegou a Portugal uma expressão no rosto. Não tem nada a ver com o Gonçalo que partiu”.

Patrulhas Malvadas. Todos os bairros deveriam ter a sua Patrulha. Malvada.  

Comentários

comentários