Fios mágicos para pequenos heróis

The Magic Yarn é um projeto fundado por uma enfermeira norte-americana que produz perucas feitas com fios de lã e trapilho, para pequenos heróis e heroínas que lutam contra o cancro. A rede de voluntários do The Magic Yarn Project já cobre todos os estados norte-americanos e tem levado magia à vida de muitas crianças e suas famílias.

Holly Christensen conta que uma das coisas que aprendeu enquanto enfermeira na área da oncologia é que nem sempre consegue fazer tudo.

Mas quando a filha de uma amiga foi diagnosticada com cancro e perdeu o cabelo, Holly entendeu que fazer uma loira peruca de Rapunzel era algo que estaria ao seu alcance.

A verdade é que aquela peruca proporcionou um sorriso cheio de esperança no combate ao sofrimento da doença. Uma peruca mágica que ajudou a aliviar o peso da doença grave, e a primeira de muitas outras perucas, inspiradas em personagens da Disney. Batman, Rapunzel, Jack Sparrow dos Piratas das Caraíbas, Jasmine ou a Pequena Sereia são alguns dos personagens recriados pelas crianças de ambos os sexos, graças aos fios entrelaçados com amor e boa vontade.

No início, em 2015, Holly reuniu um grupo de amigas e, juntas, começaram a tecer mais perucas, para mais crianças. Numa página de internet, Holly pediu donativos e voluntários, e o projeto cresceu de uma forma comovente, chegando inclusive aos media. Foi aí que percebeu que tinha criado algo que iria perdurar no tempo. A garagem de Holly começou por ser transformada em oficina de perucas, onde laboravam pessoas da comunidade de todas as idades, mas rapidamente surgiram workshops em escolas, igrejas, prisões e centros comunitários.

Todas as mãos são bem-vindas, incluindo as das três filhas da enfermeira que já se juntaram à causa e aprenderam a fazer perucas.

Hoje, a rede de voluntários Magic Yarn cobre todos os estados norte-americanos e o México, e envia gratuitamente perucas para todo o mundo, mediante os pedidos que chegam.

“Às vezes penso que são só perucas, mas depois recebemos cartas de pais que nos dizem como é bom ver as filhas a sorrir novamente.”

Um relembrar da normalidade, para famílias cuja rotina é feita de hospitais, tratamentos, agulhas e incerteza.

As perucas Magic Yarn vão identificadas por quem as fez, e que pode estar a muitos quilómetros de distância. A ideia chegou também a Portugal, pela mão de uma portuguesa que, com diversas voluntárias, durante alguns meses fizeram a diferença na vida das crianças do IPO.

É a partir de fios de lã que surge a magia. São trabalhados de forma a formarem perucas coloridas, e depois são oferecidas a crianças com cancro, que perdem o cabelo devido aos tratamentos. O projeto Magic Yarn – fio mágico, numa tradução literal – partiu de uma enfermeira do Alaska, nos Estados Unidos, e contagiou o país inteiro e não só.

 

 

Comentários

comentários