De Braga para o Mundo. Aqui há talento… de ouro!
Carolina Costa surpreendeu há dias, nos Estados Unidos, com a conquista de três medalhas de ouro no Ballet Beyond Borders, um concurso de dança que decorreu no estado americano do Montana.
A jovem bailarina de 12 anos venceu no escalão estudante, na categoria clássico e na categoria contemporâneo e Pas de Deux, no qual fez uma dupla com o bailarino português Francisco Gomes. Carolina falou com Júlia, de Bem com a Vida sobre o esforço recompensado.
Nasceu em Braga, onde frequentou a escola até este ano letivo. Carolina sentiu, porém, que a oferta de ensino e de ballet não lhe preenchiam as medidas. E aceitou o convite lançado pela professora cubana Annarella Sanchez, que conheceu em competições e a qual terá identificado o talento de Carolina. A jovem mudou-se assim recentemente da Ent’artes – Escola de Dança de Braga para o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria.
Os pais ficaram em Braga. Saudades? “A verdade é que já em Braga, eu chegava a casa do ballet às 23h e no dia seguinte saía para a escola pelas 8h30”, recorda. O horário continua apertado em Leiria. Carolina apenas tem um dia de descanso. Mas se antes, deparava-se com intervalos na prática de ballet, agora o rigor é outro: de manhã, aulas (ensino regular), e das 14h30 às 20h, a tarde é exclusiva e intensa no Conservatório.
Carolina ficou orgulhosa do ouro, “e a minha família também”.
“Se não fosse a minha avó ter-me inscrito no ballet aos 4 anos, eu seria hoje uma rapariga ‘normal’ que saía da escola e ia para casa”, conta-nos.
Os elogios continuam a chegar. O voto de louvor proposto pelo Grupo Parlamentar do CDS/PP e votado por unanimidade, faz referência a “um exemplo de esforço, trabalho e perseverança, tendo pela frente uma promissora carreira”.
O novo desafio no calendário é já dia 1 março: o World Dance Cup, na Figueira da Força!
Força Carolina!
Carolina com a avó, de 63 anos
Carolina num passo desafiante de ballet, o sou-de-cachat