Goya 2019. O discurso que pôs toda a Espanha a chorar

Este é o título da notícia do portal Huffingtonpost de Espanha, sobre o discurso emotivo de Jesús Vidal na grande noite dos Goya.

O ator de 43 anos, com deficiência visual e sem experiência em representação, foi considerado o Melhor Ator Revelação pelo filme “Campeones” (Campeões), uma longa metragem que retrata os desafios de um treinador de basquetebol que, na sequência do serviço comunitário a que é obrigado, fica encarregue de uma equipa de atletas com deficiência mental.

Neste evento que decorreu em Sevilha, no sábado 2 fevereiro, com o objetivo de premiar as melhores produções do cinema espanhol, Jesús Vidal destacou-se no palco, com um discurso marcado por aplausos e muita emoção.

“Senhoras e senhores da Academia, vocês distinguiram como melhor ator revelação um ator com deficiência. Não sabem o que fizeram”, disse, soltando gargalhadas da plateia.

“Vem-me à mente três palavras: inclusão, diversidade e visibilidade. Que emoção! Muitíssimo obrigado!”

E entre palmas, prosseguiu, sem esquecer os colegas, o responsável da película e os seus pais,

“Mãe, obrigada por dar-me a vida, por dar-me tudo. Porque fez crescer em mim o amor para as artes. E porque me ensinou a ver a vida com os olhos da inteligência e do coração”, disse o ator.

“Don José Vidal Conde, meu pai. Obrigado por lutar tanto por mim, porque o pai é a pessoa mais terna do planeta, sem fingir e porque, com apenas um sorriso, consegue mudar, mudar o mundo… Queridos pais, eu gostaria de ter um filho como eu, porque tenho pais como vocês, muito obrigado”.

Emoção. Público de pé. Palmas para Jesús Vidal! Palmas para a “inclusão, diversidade e visibilidade”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=gLwqrJEe270

Comentários

comentários