Uma bailarina muito especial

Uma bailarina muito especial

Crónica de Ana, Mãe de uma criança especial
Mãe de Bem com Vida

 

Quem me conhece sabe que preservo uma paixão muito antiga… a dança. E que a minha debilidade sempre foi o ballet clássico. Assim, quando voltei a ter um bocadinho de tempo livre, inscrevi-me numas aulas de ballet flow (uma modalidade mais ligeira). A verdade é que não me tinha apercebido até começar a dançar de como o meu corpo e a minha alma sentiam a falta desta atividade… a música, o movimento… (Mães, não se esqueçam – façam algo que as apaixona ou que simplesmente faz sentir-vos bem! Os benefícios físicos e emocionais não têm preço!)

Adiante. É que precisamente ontem juntou-se uma aluna nova ao grupo de iniciantes. A Ana impressionou e destacou-se pela emoção e pelo entusiasmo com que entrou sala adentro. Sempre a sorrir, a primeira a aderir aos aquecimentos e a colocar-se em posição. Lembrou-nos a professora que este era um dia especial, o motivo pela qual ela tinha duas meias diferentes nos pés.

A aula prosseguiu e, honestamente, acabou depressa demais, sem permitir que pudéssemos tecer avaliações de desempenho umas sobre as outras.

O sorriso da Ana permitiu-nos tirar as conclusões suficientes. Estávamos sem dúvida perante a aluna mais feliz e mais orgulhosa do grupo. Observou atentamente cada uma de nós à medida que trocávamos de sapatilhas e nos levantávamos para sair. Cumprimentou cada aluna e recordo perfeitamente a forma terna como me sorriu quando lhe disse que o meu nome também era Ana.

Não há coincidências. A Ana estava tão feliz e emocionada ao mesmo tempo! E eu feliz, pela oportunidade de conhecer esta pessoa tão forte e lutadora e, ao mesmo tempo, tão meiga e sensível.

A Ana tem Síndrome de Down. Conheci-a ontem, no Dia Mundial da Síndrome de Down. E fez-me pensar no slogan que em Espanha é utilizado para celebrar este dia:“ La suerte de tenerte!”

Comentários

comentários