“É um mundo muito machista e vivo de perto muitas situações de preconceito que me desagradam”, Cecília Henriques

Depois da divertida, popular e irreverente Gisela (na novela Amor Maior), a atriz Cecília Henriques, 29 anos, dá vida a Graciete Pompeu, uma rapariga “com o coração na boca”.

Golpe de Sorte, esta segunda-feira. Quem vai ver? 🙂

Dá-nos dois bons motivos para assistirmos a Golpe de Sorte?

O elenco, a fotografia, as personagens, a história. Quatro motivos e tinha muitos mais… mas nunca mais me calava 🙂

O que nos podes desvendar sobre a Graciete Pompeu, a personagem que interpretas na nova série da SIC?

A Graciete é uma rapariga lutadora, curiosa, atenta e com o coração na boca. Muito amiga da Céu, a sua patroa Pilim.

Que aspetos foram mais desafiantes nesta tua interpretação?

Policiar-me, no sentido de secar o humor escrito para a personagem. É uma série que vive “da verdade”, quase como cinema. Qualquer exagero pode ser demais. Estar a fazer duas produções ao mesmo tempo (ALMA e Coração e Golpe de Sorte) também não é fácil.

Podes contar-nos um dos momentos mais marcantes dos bastidores? 

Todos os momentos com o Vítor Norte e com o Rui Mendes.

Ao longo da tua vida, qual ou quais foram até hoje os teus maiores “golpes de sorte”?

Conhecer o Raimundo Cosme na Lua Vermelha, porque criamos o meu projecto de vida- a companhia de teatro PLATAFORMA285, e ter conhecido o meu namorado, o Filipe Sambado.
Mas vou tendo muitos golpes na minha vida, mais de sorte do que outra coisa.

No dia 17 de Maio, celebrou-se o dia mundial contra a homofobia, bifobia e transfobia. E fizeste referência a esta que é também uma causa tua – o direito à diferença. Referiste-te aos “heróis” que têm a coragem de “assumir”. Porquê “heróis”? Porquê esta causa?

Vivemos numa sociedade patriarcal. É um mundo muito machista e vivo de perto muitas situações de preconceito que me desagradam. De amigos e amigas próximas. Está a ficar melhor! As pessoas andam mais atentas e a tentar respeitar mais a diferença. Por isso continuo a gritar “noção”! Qualquer causa é justa.

Quem são os teus heróis. Porquê?

A Paula Sá Nogueira e todos os que levam com uma paulada na cabeça e levantam-se logo a seguir.

Perdeste muito peso recentemente – podes falar-nos das razões desta mudança e o que foi importante para consegui-la? Há pessoas que te pedem conselhos acerca da tua perda de peso?

Eu não perdi muito peso, eu tinha era ganho muito peso. Sempre fui assim. Andava a sentir-me cansada e sem energia. Deixei de comer trigo e derivados do leite. Pumbas, senti-me melhor. Mais leve, mais focada. Com isso, veio também o emagrecer… Sempre gostei do meu corpo, estou muito à vontade com ele, mais cheinha ou mais magra! Tenho uma auto-estima inabalável. Comecei a ouvir o meu corpo e a sentir as suas reacções a certos alimentos e sou mais feliz assim. É uma questão de saúde mental e física!

As pessoas procuram-me sim, mas eu não sou nutricionista e não posso indicar qualquer tipo de dieta a uma pessoa. Wink, Wink a gordofobia também é uma causa importante.

 

Comentários

comentários