Perturbação Desenvolvimento Intelectual

O Alberto está feliz. E os outros “Albertos”?

“Os seus colegas iriam ficar muito desconfortáveis e desapontados com uma eventual saída do Alberto. Porque ele já faz parte do departamento”, João Vieira, Diretor Recursos Humanos Corinthia Hotel Lisbon

O Alberto* sempre foi um estagiário pontual e dedicado. O Alberto tem contribuído para um bom ambiente de trabalho na equipa. O Alberto é rigoroso nas suas tarefas. O Alberto tem as portas abertas para um contrato de trabalho. Porque já ninguém abdica da sua presença no departamento financeiro do Corinthia Hotel Lisbon. O Alberto tem 30 anos. E tem uma Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. Ao abrigo do programa de inclusão ValueAble e de entidades como o Corinthia, o Alberto tem a oportunidade de integrar-se no mercado de trabalho e na sociedade. O Alberto está feliz. E os outros Albertos?

João Vieira é Diretor de Recursos Humanos do Corinthia Hotel Lisbon, um dos maiores hotéis da cidade (518 quartos em 24 pisos) que, desde há muito tempo, decidiu ser também “grande” em compromissos sociais. “Há cerca de dez anos começámos à procura de pessoas portadoras de dificuldades, com a intenção de ajudar a integrá-las no mercado de trabalho”.

No ano passado, foi da iniciativa do Corinthia o contacto com a DIFERENÇAS – Centro de Desenvolvimento Infantil, com o objetivo de recrutamento. O Alberto é uma das pessoas com Perturbações do Desenvolvimento Intelectual (PDI) que, durante três meses, faz estágio no hotel. Um técnico do Centro preparou os elementos do departamento no qual Alberto iria ser integrado e as expetativas dos novos colegas de trabalho continuam a ser superadas.

“O Alberto revelou ser uma pessoa muito focada, integrou-se muito bem na equipa. Todas as manhãs, faz questão de ir cumprimentos os colegas. Os seus colegas iriam ficar muito desconfortáveis com uma eventual saída do Alberto. Porque ele faz parte do departamento”, comenta o Diretor de Recursos Humanos.

O estágio está a terminar e o contrato de trabalho mantém-se em cima da mesa. “O Alberto faz verificação de faturas e outras tarefas essenciais que permitem aos colegas o fecho de contas”, esclarece.

Nem todos os estágios com pessoas com PDI correm às mil maravilhas. Mas o Corinthia Hotel Lisbon cria as condições para que o sucesso seja garantido. O Hotel continua disponível para receber pessoas portadoras de dificuldades, nomeadamente para um projeto que está em curso e que necessita de colaboradores com bons conhecimentos de inglês.

“Sentimos que temos o dever de devolver à comunidade aquilo que ela nos dá”, refere João Vieira.

O Corinthia Hotel Lisbon tem ainda prestado apoio no combate aos incêndios. O Hotel ajudou a família de Serpins, na Lousã, que perdeu o investimento de uma vida na sequência dos incêndios, ao recuperar a exploração agrícola que empregava 15 pessoas.

Além da intervenção ambiental, através do viverfloresta.org, o hotel mantém parcerias com entidades como a Make a Wish: “aproveitando a decoração temática de magia, convidámos uma criança que gostava muito de magia a vir ao hotel. Foi recebida por um colaborador ‘mágico’, que no final da estadia, fez aparecer o seu sonho – um tablet”. O nosso custo deverá ter sido no total uns cerca de 200 euros. Mas o sorriso daquela criança não tem preço”.

* A pedido dos pais, que respeitamos, não revelamos o nome verdadeiro. Mas contamos a história. É inspiradora para muitos outros “Albertos”, famílias com filhos com PDI e empresas com dúvidas sobre a inclusão destes colaboradores.

 

Photo by Lukas from Pexels

Comentários

comentários