Monólogos da Vagina a caminho da Póvoa do Varzim

Sábado, dia 20 Julho. Estamos na Póvoa de Varzim. No Casino, às 22 horas. Abraço antecipadamente todos os que quiserem assistir.


A ideia e o argumento Monólogos da Vagina pertencem a Eve Ensler. A dramaturga, feminista e ativista norte-americana inspirou-se em conversas íntimas que teve com as suas amigas para criar estes textos. Por vezes, dramáticos, por vezes hilariantes, mas sempre brilhantes no objetivo de convidar as mulheres a olharem para o seu corpo (para as suas vaginas) e para as suas experiências sexuais.  

“A Eve está a devolver-nos a nós próprias, está a recuperar a nossa alma”, disse a atriz e produtora norte-americana Glenn Close, sobre Monólogos da  Vagina.

A peça acabou por dar lugar ao Dia V, um movimento global que tem angariado verbas no combate à violência contra mulheres e raparigas.

Nesta TED, Eve fala-nos da rapariga que temos dentro de nós. Explica que durante os cinco anos em que se dedicou a entrevistar raparigas (para escrever o seu livro Eu sou uma Criatura Emocional – A vida Secreta das Raparigas no Mundo) apercebeu-se da forte presença do verbo “agradar” no universo feminino. “As raparigas são educadas para agradar”, conta Eve. “E eu quero mudar esse verbo. Se nós ensinarmos as raparigas a mudar o verbo, vamos fortalecer a rapariga que há dentro de nós e a rapariga que há dentro das outras mulheres”.

 

 

 

 

Comentários

comentários