Bethany Vierra

Ex-marido mostra ao tribunal fotos da mulher em biquíni para ganhar custódia da filha

Arábia Saudita. Julho 2019.
Desde que a americana Bethany Vierra pediu o divórcio do ex-marido saudita, a sua vida tem sido uma batalha judicial.

Na Arábia Saudita, as mães mantêm, regra geral, a custódia dos filhos (rapazes até 9 anos e meninas até aos 7 anos), e os pais permanecem tutores legais. No ano passado, foi anunciado que  as mães sauditas podem manter a custódia dos filhos após o divórcio sem terem que abrir um processo, como acontecia antes, a não ser que o pai conteste a custódia.
Foi o que fez o ex-marido de Bethany, homem de negócio na Arábia Saudita. Em março, contudo, o jornal norte-americano The New York Times divulgou a situação e a americana Bethany manteve a custódia da filha Zeina, 4 anos, tendo ficado acordado, entre ambos, visitas semanais do pai. No entanto, a situação acabou por degradar-se e o ex-marido da mulher americana voltou aos tribunais.

Bethany Vierra não se conforma com a decisão do tribunal, que decidiu entregar a custódia da filha Zeina à mãe do ex-marido, de quem Bethany não tem boas histórias para contar. Ao The New York Times, Bethany revela que a irmã do ex-marido confidenciou ter sido alvo de maus tratos pela mãe, avó da pequena Zeina.

O tribunal tomou esta decisão perante os factos apresentados pelas partes. Bethany mostrou um vídeo que revela o consumo de drogas do marido e o comportamento agressivo desta para com Bethany, na presença da filha.

O ex-marido saudita, por sua vez, apresentou fotos da ex-mulher em biquíni e em calças de yoga, com o cabelo a descoberto. Apresentou ainda uma foto da ex-mulher com um vestido “suspeito”. O ex-marido sensibilizou o tribunal para o facto de a mulher, enquanto proprietária de um estúdio de yoga, não ter tempo para a educação de Zeina, nem poder, desta forma, educá-la de acordo com os comportamentos defendido no Islão.

Bethany explica que as fotos foram tiradas no Estados Unidos e obtidas pelo ex-marido, através das suas contas nas redes sociais. Acrescenta que o tribunal iria valorizar a sua causa, caso tivesse uma testemunha masculina do seu lado.

Bethany conta que decidiu ficar na Arábia Saudita para que a filha mantivesse contacto com a família e a cultura saudita. A americana orgulhava-se ainda de ter aberto o primeiro estúdio de yoga no local. Nenhum argumento é hoje válido. Bethany perdeu a custódia da filha.   

Comentários

comentários