São Martinho do Porto

São Martinho do Porto, a praia das famílias já tem bandeira amarela

A Praia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, içou hoje a bandeira amarela. Pedido de precaução continua na praia que esteve interdita pela presença de caravelas-portuguesas.

Na terça-feira, um homem que se encontrava a banhos na praia de São Martinho do Porto foi transportado para o Hospital das Caldas da Rainha com queimaduras, resultantes do contacto com uma caravela-portuguesa.

“Estava na zona de banhos e vi algo a boiar que parecia um balão. De um momento para o outro, aproximou-se de mim e tentei empurrar. Mas os tentáculos tocaram-me nas mãos, e comecei a sentir dores muito fortes e queimaduras. A minha primeira reação foi mergulhar a mão na água salgada”, contou o banhista Fábio Costa à equipa da SIC. “Ainda sinto os dedos inchados, adormecidos e ainda muito desconforto. Fiquei com as marcas”, acrescentou na reportagem (link abaixo).

Nesse mesmo dia, foram avistadas várias caravelas-portuguesas que levaram a que fosse hasteada a bandeira vermelha e interditados os banhos na Praia de São Martinho e na Praia de Salir do Porto (Caldas da Rainha)”, conforme disse à agência Lusa, o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Jorge Agostinho.

As caravelas-portuguesas têm uma consistência gelatinosa e flutuam na água devido a uma bexiga de ar. Os seus tentáculos provocam queimaduras graves.

A Capitania do Porto da Nazaré decidiu reabrir esta manhã a praia de São Martinho do Porto, mas ao terceiro dia, continuam as buscas das espécies marítimas ao longo da baía. A Polícia Marítima aconselha os veraneantes e não nadarem e não se distanciarem do areal. 

 

 

A reportagem na SIC:

https://sicnoticias.pt/pais/2019-08-28-O-perigo-de-contactar-com-caravelas-portuguesas

 

 

 

 

Comentários

comentários