Removed

Removed – estanho e solitário mundo este

Removed é uma coleção de imagens da autoria do fotógrafo americano Eric Pickersgill. O fotógrafo editou cada uma das fotos (eliminando o dispositivo móvel) para mostrar o quão estranho e solitário é este novo mundo.
Eric Pickersgill é um fotógrafo com trabalhos expostos a nível internacional.

A ideia deste projeto começou num café, em Nova Iorque. Numa mesa ao lado, o fotógrafo observou o comportamento de uma família, cuja imagem, conta, “tem-me queimado a mente”: o pai e as duas filhas, cada um atento ao seu telemóvel. A mãe, olhava triste pela janela, “sozinha na companhia da sua família mais próxima”. O pai interrompia o silêncio para dar conta de uma informação recolhida online. Ninguém responde. “Fico triste com o uso da tecnologia como forma de interação. Isto nunca aconteceu…”, refere o fotógrafo no seu site. A mãe cede e pega no telemóvel.

A imagem fez tocar o alarme na consciência de Eric Pickersgill: “foi um daqueles momentos em que estamos tão surpreendidos com algo tão comum que nos assustamos com a consciência do que está realmente a acontecer, e é impossível esquecer. Eu vejo essa família no supermercado, nas salas de aula, à beira da estrada e na minha própria cama, quando adormeço ao lado da minha mulher. Descansamos lado a lado, mimando todas as noites os nossos pequenos dispositivos frios e iluminados.”

As fotografias da coleção Removed são encenadas, mas inspiradas em imagens do dia a dia. A ausência do telemóvel é uma forma de sinalizar esse fantasma viciante que promove a separação e a distância das pessoas de quem estamos mais próximas fisicamente.  As mãos vazias procuram também representar as oportunidades perdidas de conexão. Uma coleção para pensar.

 

Na foto acima, o casal na cama, é o próprio fotógrafo com a mulher, Angie.

Removed - estanho e solitário mundo este Dia-de-Acção-de-Graças-2014

@Eric Pickersgill

Removed - estanho e solitário mundo este Crianças-no-sofá

@Eric Pickersgill

Comentários

comentários