“A vida é muito curta para gastar tanta energia a odiar-se”, Maynara Fanucci

“Ver-me ao espelho causava-me dor e sofrimento. Achava-me muito gorda e enorme. Hoje, olho para as fotografias da adolescência e não vejo isso”, Maynara Fanucci

Vídeo – Dia Mundial da Gratidão, 21 setembro, e o desafio de Maynara

 

Maynara, natural de São Paulo, tem formação em rádio e em televisão, e assina uma coluna no HuffPost Brasil. Em 2015, “numa altura em que não se falam muito de feminismo”, criou a página de facebook Empodere Duas Mulheres. A página, conta, cresceu demasiado, chegando rapidamente a um milhão de likes. Surgiu então o convite para escrever este livro – Empodere-se, em que Maynara, a partir da sua própria história de vergonha e desconforto com o corpo, diz-nos que nós, leitoras, não estamos sós. O desafio é: procure-se a si própria.

E o primeiro capítulo não é escolhido ao acaso. “Perdoe-se não era suposto estar no início do livro, mas ao longo da escrita, ficou claro de que seria o primeiro. Carregamos muita culpa dentro de nós e o perdão é essencial para começar a viagem de autoconhecimento”, refere.

Maynara recorda a primeira vez que foi ao nutricionista: “ver-me ao espelho causava-me dor e sofrimento. Eu tinha 11, 12 anos e achava-me desengonçada. O meu corpo mudou muito e eu não entendi essa mudança. Achava-me muito gorda e enorme. Hoje, olho para as fotografias da adolescência e não vejo isso”.

Empodere-se passa por conhecer o passado e adotar uma postura positiva no presente: “Eu cresci com a ideia de que as mulheres são invejosas e inimigas umas das outras. Mas é uma teoria infundada. Quando percebemos o poder que existe na nossa união. Nós somos mulheres, somos como furacões”, conta a cronista do HuffPost Brasil.

Uma das suas crónicas mais polémicas que escreveu neste portal tem como título Meu Batom não me Define e “não é sobre ser puta ou não ser puta”. É sobre o comentário que Jô Soares fez acerca de um vídeo da escritora e jornalista Jout Jout: “Não tira o batom vermelho (…) todos dizem que a moça tem ‘cara de puta'”.

Maynara conta-nos que muita gente achou piada ao comentário de Jô Soares e foi isso que a levou a escrever o texto e a “desmascarar” a expressão de machismo subjacente. “As pessoas começaram então a questionar-se”.

Faz parte dos desafios de Maynaram para “juntas, sermos sempre mais fortes”.

"A vida é muito curta para gastar tanta energia a odiar-se", Maynara Fanucci Empodere-se

Empodere-se de Maynara Fanuci

Comentários

comentários