Pudim de Pão

Pudim de Pão

Nem parece que emagrece
Pudim de Pão com Ameixa e Amêndoa

Mas Kate Allinson e Kay Featherstone garantem que este pudim faz parte das 100 receitas caseiras que emagrecem. Estão no livro que nasceu daquele que é o mais visitado blogue do Reino Unido (Pinch of Nom). Nem parece que emagrece também já chegou às livrarias portuguesas e traz o resultado de uma longa experiência em restauração: “após uma década a trabalhar no mundo dos restaurantes, queríamos criar um sítio onde pudéssemos partilhar as nossas receitas”.

As autoras contam que “chegou uma altura em que precisávamos as duas de perder peso, por isso decidimos aderir a um grupo local de perda de peso. Notámos de imediato que havia falta de ideias para receitas fáceis e deliciosas e que se passava o mesmo online”.

Um dia, a Kate apareceu com morangos recheados com cheesecake, que fizeram um enorme sucesso no grupo de perda de peso. Esta e outras receitas acabaram por ser partilhadas online, e “após cerca de seis meses, o site atraía mais de 60 mil visitantes por mês”. A pequena ideia tornou-se grande. Com “receitas saudáveis que todos queremos comer”.

Por exemplo, Pudim de Pão.

“Esta receita é incrivelmente simples, no entanto, tem imenso sabor. Leve uma gota de extrato de amêndoa e leite de amêndoa sem açúcar adicionado, por isso, está cheia de doçura natural. Um pudim de pão mais leve, o que mais se poderia pedir?, questionam as autoras do mais visitado blogue do Reino Unido (Pinch of Nom).

Pudim de Pão com Ameixa e Amêndoa
5 minutos de preparação
10 minutos de confeção
250 Kcal por porção

4 porções
200 ml de leite de amêndoa sem açúcar adicionado
½ colher de chá de extrato de amêndoa
2 colheres de sopa de adoçante em pó
2 ovos grandes
2 fatias de pão branco, cada fatia cortada em 24 cubos
2 ameixas médias, cortadas ao meio, sem caroço e cada metade cortada em 8 fatias

Pré ‑aqueça o forno a 190º C (ventilado a 170º C/a gás na posição 5).
Aqueça o leite de amêndoa num tacho sobre lume baixo, mas não deixe ferver. Junte o extrato e 3 colheres de chá de adoçante.
Bata os ovos numa tigela média e depois junte o leite quente.
Se estiver a usar quatro ramequins de 10 cm para ir ao forno, coloque 6 cubos de pão no fundo de cada um. Por cima, coloque 6 fatias de ameixa, polvilhe cada um com ½ colher de chá de adoçante e depois ponha outros 6 cubos de pão por cima.
Divida a mistura do ovo equitativamente pelos quatro, encime cada um deles com 2 fatias de ameixa e polvilhe com o restante adoçante. Deixe repousar 5 minutos para o pão absorver o creme. (Em alternativa, pode colocar cada ingrediente em camadas num tabuleiro de 23 cm que vá ao forno.)
Ponha os ramequins ou o tabuleiro no forno. (Pode congelar o pudim nesta altura para cozinhar noutro dia.)
Cozinhe durante 10 minutos ou até o ovo ter solidificado e o topo estar dourado. Depois sirva.

Pudim de Pão livro

Comentários

comentários