Cuecas Ano Novo

Tradições de Ano Novo

Como é que celebra o início de um Ano Novo aí em casa? 🙂

Algumas tradições pelo mundo…

Alemanha – com ou sem fogo de artifício
É a pergunta do momento. Na Alemanha, onde as celebrações de Silvester (designação do Ano Novo para os alemães, em homenagem ao Papa Silvester I, cujo dia santo é dia 31 dezembro) estão associadas às explosões de cor no céu, há cidades a interromperem o uso de fogo de artifício. Inspirados pela ativista sueca Greta Thunberg, o movimento Silvesters For Future está a limitar a tradição em muitas localidades, nomeadamente o uso privado, que nesta altura é muito frequente no país. Além dos potenciais danos em edifícios históricos, os ambientalistas alertam para fatos como: os fogos de artifício de apenas um dia por ano equivalem a um quarto das emissões de partículas emitidas anualmente por todos os fogos de madeira, no país.

Dinamarca – partir um prato
Ainda há quem se mantenha fiel à (estranha) tradição dos pratos. Na Dinamarca, é costume partir-se os pratos não usados à porta de bons amigos e familiares. Consta que quanto mais pratos tiverem à sua porta, mais amigos terão.

Brasil – a cor da roupa interior
A cor da roupa interior e da calcinha (como se diz no Brasil) é fundamental na virada (Ano Novo no Brasil). Branco, símbolo de paz, domina as escolhas. Mas, segundo a Globo, há cores para todos os gostos: cuecas em tons de azul para quem procura harmonia e tranquilidade, amarelo para quem quer atrair dinheiro, vermelho para paixão e rosa para amor.  O preto, para quem deseja mais poder de decisão e o verde, para quem procura sorte. No Brasil, a passagem de ano implica compra de cuecas novas e o comércio reconhece o aumento de vendas de lingerie nesta época do ano.

Colômbia – vamos partir?
Conta-nos a CNT que os colombianos, como forma de celebração do Ano Novo, carregam malas vazias pela cidade na esperança de que o próximo ano lhes traga muitas viagens.

Itália – adeus tralha
A tradição de Ano Novo mais bizarra dos italianos é a de atirar coisas antigas pela janela fora  – mobília, torradeiras, roupa. A ideia é mandar fora o velho para deixar entrar em casa coisas novas, positivas.

Portugal – das passas ao banho de Viana do Castelo

Há quem coma 12 passas ao som das 12 baladas da meia noite. Há quem suba para uma cadeira, bata com tachos e panelas ou tenha como superstição ter dinheiro no bolso. E ainda há quem pretenda iniciar novas tradições. Na vila de Darque, em Viana do Castelo, vai realizar-se, às 11h30, o primeiro mergulho de Ano Novo para “iniciar a tradição e manter viva a ligação ao mar e à pesca“. “O nosso objetivo é iniciar uma tradição, tal como acontece em várias zonas do país. Ao mesmo tempo, pretendemos não deixar esquecer a zona piscatória que existia no Cabedelo e que foi deslocalizada para o lugar da Areia quando foi construído o porto de mar”, explicou esta segunda-feira à agência Lusa Carlos Correia. O primeiro mergulho de Ano Novo é organizado por um grupo composto por cerca de 70 pessoas, na casa dos 60 anos, nascidas ou criadas no Cais Novo.

Bom Ano Novo!

 

Photo by Patrick Kool on Unsplash

Comentários

comentários