Germano Campos

“O que te faz feliz Júlia Pinheiro?”, pergunta de Germano Campos, no Dia Mundial da Rádio.

No Dia Mundial da Rádio, o Quiz é respondido por Germano Campos.

 

Germano Campos é o autor e realizador do programa Café Plaza (Antena 2), vencedor do Prémio Melhor Programa de Rádio, atribuído pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) em Março 2019.

 

O que significa ter o “Melhor Programa de Rádio”?
Acima de tudo, um orgulho grande e uma satisfação pelo trabalho reconhecido. Trabalhamos em primeiro lugar para o público, e se os nosso pares nos distinguirem, melhor ainda. Um prémio que teve um significado acrescido (além da responsabilidade) por ter sido outorgado pela Sociedade Portuguesa de Autores. Falo do Café Plaza, na Antena 2, que este ano cumpre o quarto aniversário.

Um dos momentos mais divertidos “no ar”
Há momentos inesperados: quando fazemos uma pergunta a alguém e este comove-se. Por exemplo, o Zé Manel, também conhecido por Darko, veio ao meu programa “Germano Campos Entrevista”, da RDP Internacional, falar da nova fase da sua carreira. À laia de despedida, perguntei-lhe porque tinha saído dos Fingertips. Ele não estava à espera, chorou, abriu o coração e contou tudo. Não é bem divertido, mas comovente, sobretudo quando é inesperado.

Um entrevistado que me surpreendeu no Germano Campos Entrevista
O José Condessa, na primeira entrevista que deu na rádio, antes de ser conhecido e reconhecido. Mostrou-se aos 18 anos um rapaz muito inteligente, sereno e ponderado.

Das coisas mais estranhas que aconteceram no ar….
Uma vez fiquei sem munição nos auscultadores. Coisas técnicas. Acontece. De repente fiquei sem ouvir o entrevistado ou a música de fundo. Retirei um dos lados dos phones, olhei discretamente para o computador e vi que este continuava a gravar. No fim, verifiquei que estava tudo ok. Respirei de alívio.

O segredo para uma boa conversa na rádio?
Ouvir e deixar falar. Nem sempre os programas de rádio têm esse tempo necessário para se fazer uma entrevista com calma. O Germano Campos Entrevista tem 45 minutos de duração e, por isso, dá para muito.
O mais importante é ouvir bem as respostas e “apanhar” ângulos de conversa, por vezes, totalmente inesperados. Não podemos estar preocupados com a segunda pergunta, pois ela depende da primeira resposta.

Video Killed the Radio Star?
Não, de modo nenhum. Nem a televisão matou o cinema, nem a rádio. Os meios de difusão são agora infinitos: aparelhos tradicionais, televisão, telemóveis, computadores… E há ouvintes para todos os gostos.

Se eu entrevistasse hoje a Júlia Pinheiro, perguntar-lhe-ia….
O que te faz feliz?

 

A minha resposta ao Germano:
A felicidade para mim é simples: um dia de sol, um jardim e um livro. E silêncio. É isto. É um dia perfeito.

 

O Café Plaza, programa bissemanal de música e recordações na Antena 2, e o Germano Campos Entrevista, emitido às terças-feiras na RDP Internacional, estão disponíveis na RTP Play.

 

Comentários

comentários