Português reúne centenas de especialistas para criar novos ventiladores

Coronavírus: português lança apelo para desenvolver novos ventiladores

A falta de ventiladores – equipamentos fundamentais no tratamento de pessoas infetadas com coronavírus – é uma realidade muito preocupante em Itália e pode repetir-se em outros países atingidos pelo vírus.

Atento a estas notícias, o português João Nascimento, estudante português de Neurociências, na Universidade Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos, lançou na passada quarta-feira o seguinte apelo no twitter:

 “Estamos a trabalhar em ventiladores open source para alcançar uma solução rápida e fácil que possa ser reproduzida e montada no local, em todo o mundo. Se tem algumas capacidades que pensa que podem ajudar, junte-se a nós no projectopenair.org“.

O resultado superou as expetativas: em menos de 48 horas, o movimento já juntava num chat mais de 1500 especialistas de várias áreas.

“Temos pessoas de todo o mundo, há oito administradores divididos em quatro fusos horários, temos académicos de universidades de todo o mundo – Harvard, Stanford, da Austrália – engenheiros, físicos do CERN, médicos de ONGs em África…” salientou o estudante ao JN. 

Comentários

comentários