“A compaixão é uma medicina”, Diretor-Geral da OMS

Neste vídeo, o Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fala ao mundo. Em palavras simples. Em palavras para todos. Com uma mensagem universal: esperança. Contra a COVID-19.

Diz-nos que “a compaixão é uma medicina. Ouça música, leia um livro ou faça um jogo. E tente não ler ou ver demasiadas notícias, se aumentam a sua ansiedade. Obtenha informação de fontes credíveis, uma ou duas vezes por dia. A COVID-19 está a roubar-nos tanta coisa, mas também está a dar-nos algo especial. A oportunidade para nos unirmos como uma humanidade, para trabalharmos juntos, para aprendermos juntos, para crescermos juntos”.

#Ficaremcasa
#juntos

 

“Para muitas pessoas, a vida está a mudar drasticamente. Com a minha família, não é diferente. A minha filha está a ter aulas à distância, a partir de casa, porque a sua escola está fechada. Para o resto do mundo, até as situações mais severas, podem ser alteradas. Mas a experiência das cidades e dos países que têm combatido este vírus dão esperança e coragem ao resto do mundo. Durante estes períodos difíceis é importante continuar a cuidar da saúde física e física. 1. Primeiro, faça uma alimentação saudável e nutritiva, o que vai ajudar o sistema imunitário a funcionar corretamente. 2. Segundo, limite o consumo de álcool e evite as bebidas açucaradas. 3. Não fume. O tabaco pode aumentar de desenvolver o risco de doenças severas se ficar infetado com COVID-19. 4. Pratique atividade física. A OMS recomenda 30 minutos de exercício por dia, para adultos e 1h por dia para crianças. Se na zona onde mora for possível sair, faça uma corrida, mantendo a distância segura dos outros . Caso contrário, opte por um vídeo online, de dança, de yoga. Se trabalha em casa, certifique-se de que não se senta na mesma posição por longos períodos. Levante-se e faça 3 minutos de intervalo a cada 30 minutos. 5. Cuidem da saúde mental. É normal sentir stress, confuso e assustado durante a crise. Conversar com pessoas que conhece e em quem confia pode ajudar. Ajudar as pessoas da sua comunidade pode ajudá-lo, tanto a si quanto aos outros. Verifique os vizinhos, a família, os amigos. A compaixão é uma medicina. Ouça música, leia um livro ou faça um jogo. E tente não ler ou ver demasiadas notícias, se aumentam a sua ansiedade. Obtenha informação de fontes credíveis, uma ou duas vezes por dia. A COVID-19 está a roubar-nos tanta coisa, mas também está a dar-nos algo especial. A oportunidade para nos unirmos como uma humanidade, para trabalharmos juntos, para aprendermos juntos, para crescermos juntos. Eu agradeço-vos”.

Comentários

comentários