Fernanda Botelho

Cosmética Natural: Como é que se faz desodorizante natural em casa? Qual é a receita caseira de gel anticelulítico? 

As respostas estão aqui (abaixo) e também neste livro. 

Fernanda Botelho e Dulce Mourato uniram saberes sobre plantas e ingredientes biológicos para criarem o livro «Cosmética natural» (Manuscrito). Uma proposta interessante, se pensarmos que todos os produtos que colocamos na pele são absorvidos pelo organismo… o que pode ter consequências na nossa saúde. Quem tem curiosidade em conhecer melhor estes produtos? 

No livro, referem que a cosmética natural «é um verdadeiro ato de amor para com a nossa pele». Porquê? 

F – A cosmética natural é um verdadeiro ato de amor para com a nossa pele pois estamos a presentear-nos e a presentear a nossa pele, o maior órgão do nosso corpo produtos elaborados com ingredientes que não contêm químicos ou perfumes sintéticos, produtos elaborados por nós com amor e sabedoria, sabendo exatamente que esse cosmético é o mais indicado para nós.  Na minha opinião não deveríamos colocar nada na pele que não possamos ingerir.

D – Porque colocamos matérias primas naturais de excelente qualidade  e  que não nos causam danos.  A receptividade e conforto  da pele é muito maior quando lhe colocamos algo que ela realmente necessita. É possível produzir cosméticos adaptados a cada tipo de pele, será necessário conhecer cada matéria prima e seleccionar criteriosamente as que são mais adequadas. Criar um produto especificamente para a nossa pele é fantástico, tanto a nível emocional, porque somos nós que manufacturamos, como os resultados que obtemos com o cosmético. Nada como experimentar, para conhecer a sensação de conforto que a pele adquire quando se coloca um produto natural. Amar é cuidar!

 

Neste novo livro, «Cosmética natural», ensinam a fazer desde tónicos faciais a cremes hidratantes ou bálsamos labiais. Onde é que encontramos os ingredientes que usam nas receitas? E como se comparam, em termos de custo, com as alternativas cosméticas que encontramos no mercado? 

F – Basta fazer uma pesquisa na internet e surgirão algumas páginas portuguesas, produtores de óleos essenciais, existem vários e quanto aos outros produtos que até podem ter alguns nomes pouco familiares podem encontrar numa loja de confiança que se chama Plena Natura e que tal como as outras faz vendas online. Comparar com outros produtos comerciais é muito relativo, a oferta e a variação de preços e de marcas é enorme. No entanto um produto de mercado equiparado à qualidade e especificidade dos produtos que elaboramos em casa será bem mais caro do que aqueles feitos por nós e especialmente ajustados à necessidade e características na nossa pele.

D- Existem vários locais que vendem estes produtos,um deles que fica em Lisboa é  Plena Natura, que possui loja física e site de vendas online, Existem farmácias que fazem manipulações e que vendem muitas destas matérias primas necessárias.

Em termos de custos,  garanto que saem mais baratos comparativamente com  as alternativas que encontramos no mercado, pois o que é produzido é considerado um produto de luxo, devido ao tipo de matérias primas bem como das quantidades das mesmas colocadas.

 

A Fernanda estudou Plantas Medicinas numa escola escocesa e viveu em Inglaterra durante 17 anos. por comparação, como tem evoluído a consciência ambiental dos portugueses?  

F – Tem-se notado alguma evolução mas a passo de caracol. Há 30 anos em Londres começava-se a separar os lixos, aqui por exemplo, grande parte da população ainda não não percebeu o quão importante é termos essas atitudes tão simples como reduzir o consumo, reutilizar e reciclar. Ainda há muita gente a atirar beatas para o chão apesar da lei o proibir. Ainda há muita gente a lavar as mãos e os dentes com a torneira sempre a correr como se a água fosse um bem infinito e não é. Há muita gente a utilizar balões e plásticos de uso único… enfim, acho que muitos dos conceitos ecológicos básicos ainda não estão interiorizados. Ainda não entenderam de que fazemos parte de um todo e de que a Terra não nos pertence.

 

A Dulce é professora de Matemática e Ciências Naturais, mas é também especializada em Biocosmética, e formadora em cosmética natural. Como é que se interessou por esta área? 

D-  Sempre me interessei por tudo o que é feito artesanalmente e desde a minha infância que me preocupo com questões ambientais. Mais tarde, segui o curso de professora e na área das ciências naturais, com os laboratórios comecei a ter necessidade de despertar  nos alunos  maior interesse pelas aprendizagens, fazê-los perceber que tudo o que aprendem, mesmo que em teoria,  tem aplicabilidade.  Logo tentei procurar algo que lhes despertasse o interesse. Iniciei com a formulação e produção de detergentes ecológicos. Daí até chegar aos cosméticos foi um pulo. Estudei muito  e ainda continuo a estudar ,  consultei grandes especialistas na área de formulação cosmética e de saboaria natural para poder perceber como formular e criar eu mesma os meus produtos. E assim, passo a passo, fui construindo e desenvolvendo cada vez mais o conhecimento e a experiência na área.  É um mundo fantástico e que me faz sentir muito bem.

 

Fazer um cosmético natural dá mais trabalho do que ir comprar ao supermercado ou à farmácia. pela vossa experiência, o que leva as pessoas a fazerem os próprios cosméticos? 

F – Talvez uma consciência de que um produto demasiado barato no mercado terá forçosamente de ter envolvido mão de obra mal paga e até talvez mão de obra infantil, os ingredientes serão de proveniência por vezes duvidosa no que diz respeito a práticas ambientais como é o caso da produção de óleo de palma que tem uma péssima pegada ecológica, quase sempre as embalagens são de plástico e os ingredientes nem sempre são os mais benéficos para o nosso tipo de pele. Fazer um cosmético em casa não tem de dar mais trabalho do que ir à farmácia ou ao supermercado adquiri-lo, há produtos que são bastante simples de elaborar recorrendo apenas a alguns ingredientes da nossa cozinha como vinagre ou bicabornato de sódio e a plantas do quintal.

D – O maior interesse das pessoas é sem dúvida melhorar estado de saúde da sua  pele ou a  dos familiares mais próximos, como a mãe ou um filho. Depois vem o interesse de ser autossuficiente, de ser capaz de fazer algo, de não estar limitado ao que já existe  e finalmente é o criar de um rendimento extra para as fazer face às despesas ou mesmo criar um negócio próprio.

 

Também usam estas receitas em casa? Qual a vossa preferida?

F – uso sempre estas receitas em casa. Gosto muito do champô sólido da Dulce ou dos vinagres e ervas aromáticas que utilizo para enxaguar e dar brilho ao cabelo. Tenho sempre à mão os óleos macerados de alfazema ou calêndula que uso nas mais variadas situações como desinfectante de feridas ou cicatrizante. É bom lembrar que as plantas estão na base da cosmética natural e que este livro tem toda uma secção inicial sobre os benefícios de 23 plantas comuns em Portugal ilustrado com belas fotos de cada uma delas.

D –  Claro que sim!! Nos WC não podem faltar os sabões naturais, os Champôs e amaciadores sólidos. Os miúdos e o meu marido cá em casa, começam logo a reclamar quando vêem que falta algum destes produtos… Eu, sou apaixonada pelos sabões naturais, mas não passo sem os meus cremes faciais e de corpo.

Cosmética Natural: Como é que se faz desodorizante natural em casa? Qual é a receita caseira de gel anticelulítico?  Cosmetica-natural

Dulce Mourato, co-autora de “Cosmética natural”, com Fernanda Botelho

Cosmética Natural: Como é que se faz desodorizante natural em casa? Qual é a receita caseira de gel anticelulítico?  Cosmetica-Natural-Livro

Cosmética Natural

Desodorizante Natural
Numa tigela, misture 7 colheres de sopa de óleo de coco, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de amido de milho. Mexa muito bem até obter uma pasta homogénea. Adicione cerca de 10 gotas de óleo essencial a seu gosto – alfazema, alecrim, limão, melaleuca (tea tree). Se usar sumo de limão, que é um excelente antibacteriano, use menos quantidade e não exponha as axilas ao sol, pois o sumo de limão é fotossensibilizante.   Aplique com o dedo ou com uma pequena espátula. A gordura do óleo de coco é absorvida pelo amido, pelo que não deverá manchar a roupa.

Gel anticelulítico
65 g sumo de aloé vera, 11 g água destilada, 4,5 g glicerina vegetal, 2 g cafeína em pó,  1,5 goma xantana, 5 g de óleo de mosqueta, 10 g extrato de algas Fucus, 0,5 g Vitamina E, 1 g  conservante Cosgard, 1 g óleo essencial de Perpétuas-das-areias, 1 g óleo essencial de toranja, 0,5 g óleo essencial de cedro-do-atlas

Preparação
1. Num recipiente de vidro resistente ao calor, coloque o sumo de aloé vera, a água destilada e a glicerina vegetal.
2. Leve a banho-maria a solução anterior, durante 1 minuto e retire do calor.
3. Adicione a cafeína e, com a batedeira de leite, misture até estar bem dissolvida.
4. Adicione, pouco a pouco, a goma xantana e misture bem com a batedeira de leite. Deixe repousar durante 5 minutos e volte a misturar bem a solução com a batedeira, até a goma estar totalmente dissolvida.
5. Adicione, um a um, os restantes ingredientes, sem parar de misturar vigorosamente.
6. Transfira o produto para um recipiente de vidro. Não se deve expor ao sol após a aplicação.

Comentários

comentários