Julia-Pinheiro-Dia-Autor-Portugues

Dia do Autor Português – Aceitam uma sugestão?

Numa altura em que recebemos notícias como estas (Livraria histórica Barata em risco de fechar) e nascem petições e projetos apelando ao “Compre Português“, homenageia-se hoje a literatura portuguesa. Há 25 anos que celebramos o Dia do Autor Português. Hoje, sem grandes eventos e comemorações, dadas as contingências. Mas sempre com grandes livros que nos enchem de orgulho. Aceitam 4 sugestões? Assim, de repente, o nome Dulce Maria Cardoso parece-me incontornável. Quem leu Eliete, não consegue deixar de pensar na sequência que o final do livro sugere. Elite é daquelas mulheres que tem uma vida normal. Mas, como eu costumo dizer e também inspirada em Eliete, não há vidas banais. Eliete é só mais uma prova.

Dia do Autor Português - Aceitam uma sugestão? eliete

Eliete – Dulce Maria Cardoso

 

Dia do Autor Português - Aceitam uma sugestão? joao-tordo-ensina-me-a-voar-sobre-os-telhados

joao-tordo-ensina-me-a-voar-sobre os telhados

 

Autor Vencedor do Prémio Literário José Saramago. Um livro que recomendo sobre “um lugar onde um pai e um filho aprendem a amar-se”. De João Tordo.

Dia do Autor Português - Aceitam uma sugestão? David-Machado-Indice-Medio-de-Felicidade

David Machado Índice Médio de Felicidade

Realista, contundente, surpreendente e com momentos de brilhantes ficção. Quando entrevistei David Machado, em 2016, ele era uma promessa. Agora é uma comprovação. Este livro venceu o Prémio da União Europeia para a Literatura e o Prémio Salerno Libro d’Europa, adaptado ao cinema por Joaquim Leitão e vendido em mais de doze países.

 

Dia do Autor Português - Aceitam uma sugestão? Norberto-Morais

Norberto Morais, A Balada do Medo

Uma reflexão sobre o medo,  num romance ambientado por latitudes tropicais. Norberto Morais é um escritor fabuloso. Como já descrevi aqui.

 

 

Comentários

comentários