O Regresso de Júlia Mann a Paraty TEOLINDA GERSÃO

Dia Mundial do Livro

É o dia perfeito para inaugurar uma nova rubrica no site Júlia: Um livro por dia.
As minhas sugestões, as minhas leituras, as minhas descobertas, aqui partilhadas convosco.
É também uma rubrica aberta, democrática. Tal como a leitura. Aceitam-se diferentes perspetivas, novas ideias para a mesa de cabeceira, páginas que nos ajudem a crescer com tolerância e a entender melhor o que nos rodeia.
É uma rubrica aberta a todas as histórias. Porque cada livro tem uma história, além daquela que o traz até nós.

Este livro, por exemplo, foi-me oferecido pelo meu filho. O Regresso de Júlia Mann a Paraty. Aparentemente uma obra com três novelas distintas, mas coladas genialmente por Júlia Mann, mãe do Nobel Thomas Mann.

O Rui Maria já conhecia o livro. E um dia entrevistou a autora, que, coincidência, foi minha professora de cultura alemã. E, mais surpreendentemente, lembrava-se desta sua aluna. O meu filho comprou um livro, pediu-lhe que o autografasse e… aqui está ele. Nas minhas mãos. Começa com Freud, com os seus livros queimados na Alemanha, e a sentir-se estrangeiro nos subúrbios de Londres.

Teolinda Gersão é professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. É autora de 19 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 20 países.
Este não é o primeiro livro que leio da autora. E não será o último.

Um livro por dia… Nem sabemos o bem que nos fazia 🙂

Dia Mundial do Livro image

O Regresso de Júlia Mann a Paraty
TEOLINDA GERSÃO

Comentários

comentários