Ajudar o Sr. Hernâni – Estes amigos estão de partida com causa solidária

A hora de partida está agendada para as 11h, com saída do Porto. São nove pessoas ao todo, e entre amigos e famílias, as idades vão dos 13 aos 56 anos. O grupo vai percorrer a EN2 em carros clássicos até dia 7 de Agosto e a iniciativa começou a ser desenhada há uns meses, quando, pela mesma altura, pediram a ajuda do diretor da escola frequentada pelas filhas de um casal do grupo (Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Vila Nova e Gaia), no sentido de identificar a causa solidária que poderia ser associada à viagem.

Foi assim que conheceram a história do Sr. Hernâni, o avô de um excelente aluno da escola, em risco de interromper os estudos na sequência da doença do avô, o sustento da família. Em dezembro do ano passado, dois AVCs e uma pneumonia resgataram a mobilidade e a capacidade de comunicação do Sr. Hernâni. “Estamos a falar de um homem, canalizador de profissão e muito trabalhador. Um homem muito instruído e culto, que percorria as prisões para dar gratuitamente aulas e partilhar o seu conhecimento. Um homem que, de um momento para o outro, vê-se fechado entre quatro paredes, num prédio sem elevador”, conta Gabriela Santos, um dos elementos do Amigos Imperfeitos pela ENacional 2, o nome deste grupo de amigos com página de facebook.

Dependendo totalmente do esforço da mulher e da filha, que o carregam até à entrada do prédio, o Sr. Hernâni precisava de uma cadeira de escada. “Decidimos então associar este passeio a esse objetivo”, conta Gabriela. Acontece que a vontade de ajudar era tanta que, entre o passa-palavra e a divulgação na comunidade, o valor de 2500 euros foi angariado. Mas a causa mantém-se: “o Sr. Hernâni precisa de produtos de higiene e outras cuidados de saúde, os quais neste momento não tem condições de suportar. Ao estarmos a ajudar o Sr. Hernâni, estamos a ajudar o neto a não desistir de entrar na Faculdade para ir trabalhar e ajudar o agregado familiar. Ao estarmos a ajudar o Sr. Hernâni, estamos a transmitir valores aos nossos filhos. E estamos a ajudar quem sempre ajudou. Agora é a vez dele”, conta Gabriela.

Hoje, dia 1 de Agosto, a caravana de carros clássicos arranca do Porto até Chaves pela Estrada Nacional 2, a terceira estrada mais extensa do Mundo, logo a seguir à Rota 66 dos Estados Unidos e à rota 40 da Argentina. Há quem adore percorrê-la de carro ou de mota. Nós vamos percorrê-la em carros clássicos (propriedade de um dos casais do grupo, Celeste e Jorge) com um motivo solidário”.

O primeiro dia passa-se em Chaves até Peso de Régua. No dia 2 Agosto, começam em Lamego. No dia 3, alcançam a Sertã, e no quarto dia, Mora. O quinto dia há-de terminar em Ferreira do Alentejo e a chegada está assinalada em Faro. Pelo meio, há atividades para angariar verbas para o Sr. Hernâni. E há generosidade da população local, nomeadamente dos responsáveis dos hotéis que já asseguraram descontos em alojamento, os quais serão convertidos em dinheiro para o Sr. Hernâni.

Gabriela recorda ainda o traço de escritor do avô Hernâni. “Escreveu sete livros (edição de autor) e nós estamos a ajudar a vendê-los. Cada livro custa 5 euros e o valor reverte para ajudar o Sr. Hernâni a recuperar a sua dignidade e alguma qualidade de vida. Para que possa sair de casa para ir a um médico, fazer fisioterapia, apanhar ar…”.

A venda de livros será feita ao longo desta viagem que começa hoje. “Quando começamos uma viagem, nunca sabemos as aventuras que a estrada nos reserva, mas, neste caso, já sabemos que vai ser muito especial, porque é uma celebração de tudo o que é importante para nós, a amizade, a cultura, a solidariedade, e também porque vamos partilhar estes valores com os nossos filhos”.

Avô Hernâni, que amigos mais (im)perfeitos o senhor arranjou! Boa viagem!

 

 

Comentários

comentários