Jantar no Solar dos Presuntos

Eu, no Solar dos Presuntos

Fui jantar há dias, ao novo Solar dos Presuntos. Nota máxima para um espaço renovado e modernizado. Na esplanada, um mural do Vhils imortaliza os fundadores desta casa, Evaristo e Graça Cardoso, o casal que abriu o restaurante em 1974. O filho, Pedro Cardoso espalha simpatia e atenção. Aqui, sinto-me sempre em casa.

O Pedro. “Sinto que tenho conseguido concretizar um dos objetivos do meu pai”. A história do novo Solar dos Presuntos é também a história desta família, unida pela arte e mestria de saber receber bem. Evaristo sempre sonhou em crescer, e Pedro segue-lhe com engenho as pisadas. Conta-nos que percorreu os mais distintos restaurantes pela Europa, andou de feira em feira, focado em recolher e criar conceitos que pudessem contribuir para o novo Solar dos Presuntos. O novo espaço, cujas obras começaram há seis anos com um avultadíssimo investimento, é resultado de tudo isso. E de mais aqueles ingredientes secretos e intangíveis, que fazem parte da “receita” da casa. Um deles é esta capacidade de nos sentirmos em casa. Há 10 anos que o pai de Pedro, Evaristo abandonou a parte operacional, mas a sua presença regular é essencial: “o meu pai é um monstro de Relações Públicas. Continua a receber os clientes como ninguém”. E ainda trocam impressões, ideias de negócio, entre pai e filho. Agora, com uma concordância serena e perfeita, que era impossível existir há 35 anos, quando Pedro começou a trabalhar no Solar. “Eu vim para cá aprender tudo. Vinha cheio de ideias diferentes. Naquele tempo, o choque de gerações era inevitável”, recorda.

Em família, o sonho cresceu. A cozinha é uma das maiores transformações do novo Solar dos Presuntos, tendo passado de 40 metros quadrados para 400 metros quadrados e estando agora dotada com equipamentos de última geração. Um exemplo: a máquina de lavar louça lava seis mil pratos por hora, o que economiza muito tempo e poupa mão de obra. O foco desta remodelação é exatamente as pessoas. Pedro projetou um espaço que pudesse receber e formar novos talentos. No segundo piso, a Academia Solar dos Presuntos vai assim poder formar o seu próprio staff, de forma a assegurar a qualidade e a essência da casa.

Está tudo diferente? Não. A matriz do Solar dos Presuntos permanece. Os clientes que esperam encontrar uma nova carta podem ficar descansados. A carta está lá, igual, maravilhosamente intacta. E com os mesmos preços, iguais aos do período pré-pandemia.

É por isso que gosto tanto do mural desta nova esplanada (preparada para concertos e para receber um público mais jovem). Trata-se de um enorme mural de Vhils a homenagear o casal de fundadores.

Aqui, sinto-me sempre em casa. Parabéns, a casa está linda!

 

Foto: Solar dos Presuntos

Comentários

comentários