A tecnologia está a mudar a política: exemplo Papéis do Panamá e Trump

Ludwig Siegele é o editor de tecnologia da conceituada revista The Economist e esteve ontem em direto no Facebook a responder a algumas das questões dos leitores. Até há uns tempos, este formato era impensável, assim como a seguinte informação que o editor partilhou.

Uma das questões mais curiosas e atuais recaiu sobre os Papéis do Panamá. A tecnologia contribuiu para tornar público este caso? Diretamente de Londres, da redação do 14º andar  do The Economist, Ludwig explicou que as novas tecnologias, neste caso a digitalização, foi fundamental para a partilha de documentos que rapidamente foram “roubados” por outros computadores. De outra forma, os papéis do Panamá continuariam arrecadados.

Uma questão muito pertinente foi também: quais os políticos que melhor dominam as novas tecnologias. Ludwig deu o exemplo de Trump, no cenário americano. Na verdade, Trump não tem precisado de muitos meios para organizar a sua campanha. É o que acontece quando se tem 7.7 milhões de seguidores no twitter. Basta um tweet para se replicarem muitos tweets e obter-se um efeito “megafone”. Para Trump, este tem sido o seu megafone de campanha.

 

mais

Comentários

comentários

Tagged as: