Restaurante obriga funcionárias a usar saltos altos

Quem conhece a dor de usar sapatos altos? Esta empregada de mesa canadiana sentiu este desconforto na pele.

Nicola Gavins, uma maquilhadora profissional canadiana, partilhou a foto dos pés ensanguentados de uma amiga devido aos sapatos de salto alto que fazem parte do seu uniforme. A publicação no Facebook tornou-se viral e já foi partilhada mais de 11 mil vezes.

“Os pés da minha amiga sangraram a ponto de ela perder uma unha, e ela ainda foi repreendida pelo gerente por mudar para sapatos rasos (foi-lhe dito especificamente que os saltos altos eram um requisito para o turno do dia seguinte)”, escreveu.

E se não obedecer, a mulher anónima pode mesmo chegar a perder o emprego no restaurante JOEY em Edmonton, Canadá.

“A política deles [do restaurante] ainda é que uma empregada deve usar saltos altos, a não ser que haja uma restrição médica”, continuou.

Ganis aproveitou ainda para criticar o facto de o espaço exigir que as funcionárias comprem um uniforme específico, no valor de 30 dólares (cerca de 20 euros), enquanto os homens podem usar roupa preta à escolha. A maquilhadora caracteriza a situação como “requisitos machistas, arcaicos e uma política completamente nojenta”.

“Tenho muitos amigos que trabalham na indústria dos serviços e conheço muitas mulheres que ganham boas gorjetas sem terem que sacrificar o seu conforto”, referiu. “Vou continuar a optar por esses estabelecimentos”.

Num comunicado via email, Britt Innes, do departamento de marketing do grupo de restaurantes Joey, fez saber que estava desiludida com o incidente e que já entrou em contacto com a empregada de mesa. Innes alega que o restaurante mudou as regras de calçado em março mas não especificou ou esclareceu as regras em relação aos saltos altos.

Segundo Britt, a nova política apenas exige que os funcionários usem uma indumentária preta, sem mínimo de altura no calçado. A gestora acredita que houve uma falha de comunicação com o franchise de Edmonton.

“É evidente que não chegou a todos os parceiros e assumo responsabilidade por isso”, acrescentou.

 

Comentários

comentários