As cidades mais perigosas para andar de transportes públicos

Sabia que no ‘Tube’, o metro londrino, 41% das mulheres entre os 18 e os 34 anos afirma ter sofrido atenção indesejada ou assédio sexual?

Em colaboração com a YouGov, a Thomson Reuters Foundation conduziu um inquérito a mais de 6.550 mulheres em 15 das 20 cidades mais populosas do mundo. O objetivo era perceber se se sentiam seguras quando viajavam de transportes públicos, consoante os seguintes critérios: risco de serem assediadas verbalmente ou fisicamente, possibilidade de outros passageiros virem em auxílio, confiança nas autoridades competentes e em investigações futuras, transportes em que confiassem, segurança em viajar à noite. O estudo não foi conduzido em cinco das maiores capitais – Cairo, Dhaka, Kinshasa, Teerão e Bagdad – devido a conflitos ou à impossibilidade de garantir a amostra online necessária de mulheres.

Os maus resultados apresentados no metro de Londres colocam esta cidade no número 13 de uma lista que inclui países desenvolvidos como os Estados Unidos, Japão ou França.

Em Bogotá, a cidade mais perigosa do mundo neste inquérito, as mulheres têm medo de viajar à noite. Na Cidade do México, 60% das mulheres já foram assediadas fisicamente. Na Índia, e mesmo com a existência de carruagens só para o sexo feminino, são constantes as notícias relacionadas com violações públicas. Moscovo apresenta os piores resultados europeus e as mulheres não confiam nas autoridades para investigar denúncias de abuso. Já em Paris, 85% das mulheres duvida que outros passageiros as ajudassem se precisassem.

Dados alarmantes que Mary Crass, Presidente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD) comenta:

“quando não existem transportes públicos frequentes, acessíveis e seguros, a capacidade de conseguir oportunidades laborais e escolares nas zonas urbanas é afetada, principalmente no caso das mulheres”.

Descubra quais são cidades mais perigosas do mundo para as mulheres que viajam de transportes públicos:

1. Bogotá, Colômbia
2. Cidade do México, México
3. Lima, Peru
4. Nova Deli, Índia
5. Jacarta, Indonésia
6. Buenos Aires, Argentina
7. Kuala Lumpur, Malásia
8. Bangkok, Tailândia
9. Moscovo, Rússia
10. Manila, Filipinas
11. Paris, França
12. Seul, Coreia do Sul
13. Londres, Reino Unido
14. Pequim, China
15. Tóquio, Japão
16. Nova Iorque, Estados Unidos

Comentários

comentários