Índia: botão de pânico nos telemóveis para proteger mulheres

A partir de janeiro de 2017 todos os telemóveis vendidos na Índia terão uma particularidade: a tecla de emergência. A medida é obrigatória para todos os fabricantes e tem como objetivo facilitar os pedidos de ajuda para as mulheres, que têm sido alvo de crimes violentos nos últimos anos.

Recorde-se que o ambiente de insegurança no qual vivem as indianas ganhou destaque nacional e internacional em 2012, quando uma estudante de 23 anos foi violada, e consequentemente morreu, dentro de um autocarro em Nova Deli.

“Estamos perante uma virada deste jogo”, comentou Maneka Gandhi, ministra das mulheres e do desenvolvimento infantil.

Para fazer uma chamada de emergência bastará premir os números 5 e 9. Nos smartphones, carregar três vezes rápidas no botão da energia será o suficiente para que o pedido de ajuda seja efetuado e chegue às autoridades competentes.

“A tecnologia está exclusivamente destinada a melhorar a vida humana e qual o melhor uso se não… a segurança das mulheres”, lia-se no comunicado emitido pelo Ministério das Comunicações e Tecnologia da Índia no final de abril.

As iniciativas para proteger as mulheres na Índia não vão ficar por aqui. O mesmo executivo fez saber que a partir de janeiro de 2018 todos os telemóveis terão que vir equipados com um sistema de posicionamento global integrado (GPS).

 

Comentários

comentários