A solidão mata (mesmo)

De acordo com o trabalho de investigadores das universidades de York, Liverpool e Newcastle, há uma relação entre a solidão e duas das principais causas de morte nas sociedades desenvolvidas: risco de doença coronária e AVC.

Não é a primeira vez que a solidão é associada a problemas de saúde. Trabalhos científicos anteriores já a tinham ligado à pressão arterial elevada, sistemas imunitários frágeis e morte prematura. Portanto, o estudo mais recente, publicado no jornal científico ‘Heart’, sugere a realização de mais pesquisas para avaliar o impacto do combate à solidão e ao isolamento na prevenção destas condições médicas.

O facto de a solidão ainda ser um tabu na sociedade pode representar um obstáculo a este combate. Em 2015, outro estudo realizado cooperativa de consumidores do Reino Unido Cooperative Group revelou que muitas pessoas têm dificuldade em assumir que se sentem sozinhas, mesmo que isso possa ter um impacto negativo sobre a sua saúde e bem-estar. No total, 61% dos inquiridos revelou que se sentiria desconfortável ao assumi-lo perante um familiar ou amigo.

Comentários

comentários