Quatro engenheiros da Google querem mudar a representação das mulheres nos emojis da empresa. Para tal, propõem adicionar 13 novos bonecos à lista já existente que mostrem “a diversidade das carreiras das mulheres” nas áreas dos negócios, saúde, ciência, educação, tecnologia, indústria, agricultura e música.
“As mulheres estão mais do que nunca a ganhar mais visibilidade e reconhecimento”, lê-se na proposta intitulada ‘Expandir as profissões nos Emojis: Reduzir a Desigualdade de Género’. “Não é altura de os emojis também refletirem a realidade de que as mulheres desempenham um papel chave em todos os aspetos da vida e em cada profissão?”
A equipa composta por Rachel Been, Nicole Bleuel, Agustin Fonts e Mark Davis apresentou o design dos novos designs no Consórcio Unicode, um grupo que gere um ‘subcomité de emojis’ supervisionando a criação de novos bonecos.
Para sustentarem o pedido, o grupo de funcionários da Google apresentou ainda um estudo que concluiu que as jovens mulheres são as maiores utilizadoras dos ícones. Mais especificamente 80%, contra apenas 60% no que diz respeito aos homens, usam emojis frequentemente.