Jornalista desportiva faz história no Euro… e é vítima de comentários sexistas

A jornalista desportiva alemã Claudia Neumann fez história ao tornar-se na primeira comentadora de jogos de futebol em direto no Euro 2016. No entanto, o momento está a ser ofuscado por reações sexistas. “Tem uma voz irritante” era um dos comentários recorrentes nas redes sociais e houve mesmo quem dissesse que “as mulheres não têm lugar no comentário futebolístico”.

A partida em questão foi protagonizada pelas seleções da Itália e da Suécia e foi emitida na Alemanha pelo ZDF, o canal de televisão público daquele país. Após o encontro, a estação foi inundada por vários comentários furiosos.

O ZDF já se pronunciou em relação à polémica. Dieter Gruschwitz, chefe de redação de desporto, disse estar “chocado” e bateu o pé: uma vez que os comentários sexistas não têm lugar naquele canal, Claudia Neumann vai continuar a comentar jogos.

E como “insultos não são opiniões e não serão tolerados”, os editores da página de Facebook da televisão alemã fizeram saber que os comentários ofensivos foram apagados e que os utilizadores que os escreveram serão bloqueados.

Claudia Neumann, a mulher no centro da polémica, também já deu o seu parecer em entrevista ao canal para o qual trabalha.

“Muitos destes comentários foram feitos por pessoas que nem tinham nascido quando eu comecei a fazer golos de bicicleta”.

 

Comentários

comentários