Na Póvoa do Lanhoso, há “cães terapeutas”!

Estudos têm demonstrado que o apoio de animais de estimação pode espelhar alguns dos elementos das relações humanas conhecidos por contribuir para a promoção da saúde. Uma pesquisa realizada em Nova Iorque com 240 casais que possuíam gatos e cães como animais de estimação revelou que a relação das pessoas com os seus animais de estimação pode ajudar a controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca (quando comparada com pessoas sem animais de estimação).
A presença de animais de estimação auxilia também na redução de alguns fatores de risco cardiovascular, incluindo-se os níveis de triglicéridos. Um estudo realizado na Califórnia revelou também que os animais de companhia proporcionam significativa melhoria na qualidade de vida das pessoas, aumentando estados de felicidade, reduzindo sentimentos de solidão e melhorando as funções físicas e a saúde emocional. A pensar nestas vantagens, surgiu uma iniciativa pioneira na Póvoa de Lanhoso. Levar “Cães Terapeutas” ao encontro de idosos institucionalizados. O projeto chama-se AAA (Atividade Assistida por Animais em Lares de Idosos), e surge numa parceira entre a Câmara Municipal e o CAPA (Clube de Adoção e Proteção de Animais). Os animais utilizados nas sessões pertencem ao CAPA e foram resgatados das ruas e após um treino básico e cuidados veterinários foram incluídos neste projeto.

A primeira sessão já aconteceu e foi um sucesso. O próximo objetivo é alargar a iniciativa a outras instituições similares no concelho.

Comentários

comentários