A felicidade à distância de uma sesta

Gostava de adormecer hoje no sofá após o almoço? Não se contenha. Durma uma sesta. Se lhe disseram que dorme demais partilhe os resultados de pesquisas que comprovam que dormir sestas tem benefícios para a memória, criatividade e para a saúde em geral. 

Vai sentir-se mais feliz. Todos conhecemos a expressão “birra de sono”. E também é do conhecimento geral que não são só as criancinhas que sofrem deste mal. Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM) revelou que uma sesta de cerca de 20 a 30 minutos pode acabar com este mau humor matinal que se prolonga pelo resto do dia.

Menos stress. Já ouviu alguém dizer “tenho tanta coisa para fazer que acho que vou dormir uma sesta”? Por vezes esta é mesmo a melhor opção. E também aqui a ciência está do lado dos que dormem. Um estudo publicado no International Journal of Behavioral Medicine, realizou testes à pressão sanguínea de 85 estudantes perfeitamente saudáveis ao longo de um dia de aulas no Allegheny College, na Pensilvânia. Os resultados mostraram que quem a meio do dia fez uma sesta de 45 a 60 minutos, baixou a pressão sanguínea, afirmou o Daily Mail .

Mais produtividade. A TIME  já noticiou que algumas universidades nos estados unidos estão a implementar nap rooms (salas de sestas)  para aumentar a produtividade sos seus alunos. Durante grande projectos ou época de exames de alunos, é muito aconselhável que se façam sestas pelo meio pois vai acordar mais inspirado e produtivo.

A memória vai agradecer. Cientistas na universidade de Saarland na Alemanha, descobriram que quem dorme sestas tem uma memória cinco vezes melhor que quem não o faz.

Por Marta Amorim

 

Comentários

comentários