“Quem tem medo compra um cão”

Hillary Clinton “vai ganhar as eleições”. Isabel dos Santos “é uma pessoa vingativa”. E Durão Barroso “não foi com o meu voto que se tornou presidente da Comissão Europeia”.

Estas são algumas das reações da minha convidada ao Quiz desta edição. De Bruxelas, aterrou diretamente na minha app, em Lisboa, e comentou sem medo as palavras que lhe propus. Pois, como aqui me confidencia, “quem tem medo…” 

Clique no vídeo e acompanhe as reações da eurodeputada Ana Gomes aos seguintes nomes:

Malala

Sabia que… Malala, a jovem paquistanesa de 17 anos que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2014, sugeriu ao presidente dos Estados Unidos que enviasse livros e canetas e professores para o Afeganistão, em vez de armas e tanques e soldados?

Dilma Rousseff

Sabia que… a presidente Dilma Rousseff era a sétima mulher mais poderosa do mundo em 2015, de acordo com o ranking da revista norte-americana Forbes? Em 2014, Dilma estava na quarta posição.

Hillary Clinton

Sabia que… um dos debates entre os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump, resultou numa música? Um movimento de ombros de Hillary deu origem à The Hillary Shimmy Song, canção que se tornou viral na net

Isabel dos Santos

No livro Isabel dos Santos – Segredos e Poder do Dinheiro, o jornalista Filipe Fernandes traça o perfil da maior empresária angolana e escreve sobre a vida pessoal de Isabel dos Santos: “Tem sido, como em outras áreas, objeto de boatos, informações e contrainformações quase sempre enviesadas por ódios de estimação. Por outro lado, é preciso não esquecer que alguém já chamou aos poderosos angolanos uma discretocracia, por isso desvendar namorados e noivos de Isabel dos Santos revela-se um exercício complexo e fútil. Fala-se de vários nomes, mas o eleito para pai dos seus filhos foi Sindika Dokolo, de origem congolesa, que conheceu em 1999, um ano depois de ter participado no Carnaval do Rio de Janeiro.”

Goldman Sachs

Sabia que… Goldman Sachs é conhecido como “o banco que dirige o mundo”?

Durão Barroso

“Não fui para nenhum cartel da droga”, declarou Durão Barroso, em setembro, sobre as críticas acerca das suas novas funções enquanto presidente não executivo do Goldman Sachs.

Lamya
Sabia que… Lamya foi escrava do Daesh, conseguiu escapar e quer ser professora?

Medo

“Quem tem medo compra um cão”, Ana Gomes.

Ousadia
“Farto-me de fazer coisas importantes e ninguém liga nada. Depois fiz aquilo [Os Monólogos da Vagina] e de repente parece que era a única coisa que tinha feito”, Ana Gomes

 

 Quem é Ana Gomes?
A eurodeputada nasceu a 9 de fevereiro de 1954, em Lisboa. Licenciada em Direito, pela Universidade Clássica de Lisboa, é diplomata de carreira desde 1980, tendo suspendido funções em 2003 para se dedicar à atividade política. Membro do Parlamento Europeu desde 2004, tem-se envolvido em temas como Liberdades Cívicas, Políticas Anticorrupção, Direitos Humanos, Segurança e Defesa, Assuntos Externos, e questões de Género. Entre as suas distinções, destaca-se o Prémio de Direitos Humanos Ruth Pearce, das ONG de Direitos Humanos, em Genebra, em 1989. Em 2008, foi eleita Ativista do Ano pela The Parliament Magazine, uma publicação de Bruxelas.
É casada, desde 1994, com António Franco, embaixador jubilado. Tem uma filha, três enteados e seis netos.

 

 

Comentários

comentários