lixo-no-mar

Mais de 750 mil objetos de lixo encontrados a flutuar em mar português

 750 mil objetos flutuam no mar português. O plástico é o elemento que mais se encontra.

Primeira investigação do género dá conta de uma realidade preocupante.

A recolha de dados foi feita no verão de 2011 e publicada este ano na revista científica Marine Pollution Bulletin, dando conta de dados assustadores. A equipa de investigação juntou-se à equipa que seguia a bordo da embarcação Santa Maria Manuela, no âmbito do projeto “LIFE+ MarPro”, dirigido pela Universidade de Aveiro. Na totalidade, foram registados 752 740 objetos a boiar na costa portuguesa em zonas que abrangem a ZEE (zona económica exclusiva) portuguesa.

“Não chega para sermos considerados os piores, mas é suficiente para lançar o alerta”,

explica ao i Sara Sá, investigadora responsável pelo estudo, ressalvando que valores parecidos são registados no mar do Norte, nas águas costeiras do Japão e na península Antártica.

Todos os objetos encontrados foram sendo registados em formulário de forma pormenorizada, com por exemplo o tamanho e distância a que estavam do barco, hora a que foram encontrados e  o material.

Plastico foi o material mais encontrado, mas também esferovite e o material de pesca acompanham o top 3.

O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente já advertiu para o problema dos eixos nas praias portuguesas. No estômago de aves marinhas têm vindo a ser encontrados pedaços de plástico, na sua maioria, mas também isqueiros e escovas de dentes.

Comentários

comentários