familia

Onde ir de férias cá dentro, em família

Júlia − De Bem com a Vida propõe-lhe quatro refúgios nesta edição inspirada pelas tradições da união.

Um recanto alentejano na família há mais de três séculos e com bom vinho. Uma quinta bem perto de Lisboa com uma história escrita desde 1633. Um resort com um prémio de melhor destino para a família. Um lugar de charme gerido por pais e filhos. Venha conhecê-los. Em família.

Lareira e vinho

No horizonte, a serra da Arrábida, e ali tão perto, nos dias em que a meteorologia o permite, o oceano Atlântico. Da janela da receção, que é o cartão de visita da Serenada, vê-se a vinha que o pai de Jacinta Sobral da Silva plantou há mais de 50 anos. Um apaixonado e autodidata − é assim que Jacinta, a dona deste canto aconchegante de enoturismo, descreve o pai durante o jantar vínico em que aproveitamos para satisfazer curiosidades sobre a bebida de Baco. Daquela vinha, saem todos os anos, preferencialmente antes de o outono trazer a chuva, uvas tintas e brancas, que, depois de todo o processo na adega do Serenada, conduzido pelas mãos de Jacinta (já mestre em viticultura e enologia), darão origem aos vinhos Cepas Cinquentenárias Branco e Cepas Cinquentenárias Tinto. São dois dos seis vinhos com a marca do Serenada, os Serra de Grândola, todos eles premiados. No Concours International de Lyon 2014, o vinho Serras de Grândola Cepas Cinquentenárias Tinto 2011 ganhou a medalha de prata. Já o Serras de Grândola Cepas Cinquentenárias Branco 2013 venceu a Medalha de Ouro do primeiro Concurso do Crédito Agrícola, 2014, e este ano, 2016, a colheita de 2014 venceu o prémio Diamante no concurso Vino y Mujer.

Se a produção de vinho foi iniciada pelo pai de Jacinta em 1961, já com dois hectares plantados, foi em 2013 que, com a ajuda do marido, se lançou no projeto, também ele premiado, de enoturismo. Na propriedade de 23 hectares, que pertence à família há mais de três séculos, e onde em 2008 e 2011 já tinha plantado mais 2,3 hectares de vinha, foram construídos quatro quartos e duas suites. Júlia – De Bem com a Vida ficou bem instalada na suite Ramisco. Com uma larga janela e varanda com vista para a vinha cinquentenária, a decoração é bem portuguesa, e bem integrada em linhas modernas e sofisticadas. Mas nem só de boa cama e boa mesa se faz A Serenada. Os espaços comuns são acolhedores e convidam tanto a um bom mergulho na piscina (fotogénica), que pede uns banhos de sol na espreguiçadeira no verão, como a uma boa leitura ou a uma noite de jogos de tabuleiro junto à lareira. Há ainda a possibilidade de fazer um passeio de BTT, uma caminhada ou mesmo um piquenique. Sem dúvida, uma casa portuguesa.

Onde ir de férias cá dentro, em família A-SERENADA3

Serenada.

Contactos e preços
Outeiro André, Sobreiras Altas, Melides
Contactos: 269 498 014

www.serenada.pt
Quarto duplo a partir de 80 euros; suites a partir de 120 euros por noite (preços incluem pequeno-almoço).

 

A 20 minutos da cidade

Entramos na Quinta dos Machados e o stress da cidade ficou lá atrás. Ficou há precisamente 20 minutos, que é o tempo que se leva de Lisboa à quinta. Ouve-se o som do vento na imensidão do arvoredo, cheira a verde, e na receção estão as incríveis bolachas de alfazema, produção própria da quinta. Na Quinta dos Machados – Country House, Spa e Eventos, em Mafra, tudo é sereno, de tons neutros e com sons e cheiros calmantes.

A quinta é de 1633, e por ali já rolou muita história. Pertenceu à família Camarate, já foi terra de produções agrícolas, passou para a família Machados e, há sete anos, pertence à família Almeida, que, mantendo a tradição do espaço, o restaurou e modernizou.

Inaugurada recentemente, a ala relax conta com 12 quartos, 6 Deluxe, e outros 6 Premium, todos com temáticas e nomes curiosos, como ‘Feira da Malveira’ ou ‘Inocência’. A Júlia − De Bem com a Vida, coube a ‘Alma Portuguesa’.

Nesta quinta, que em tempos foi frequentada pela família real e tomada por um general inglês na época das Invasões Francesas, espera-se tradição e linhas familiares. E não desilude.

Na ala tradição, realizam-se casamentos. Remodelada pelos novos proprietários, Miguel e Carmo, que mandaram construir 8 novos quartos, oferece agora um total de 17. Manteve-se a bela roseira portuguesa, a pedido da última proprietária, que ali foi pedida em casamento.

O que foi antigamente uma vinha de 15 hectares é hoje um bosque (encantado) com pinheiros, sobreiros e ciprestes. Camas de rede e espaços de harmonia esperam-nos para uma sesta enquanto os raios de sol de início de outono espreitam pelo arvoredo. Pode sempre pedir uma cesta de piquenique com as mais variadas especialidades da região e ficar por ali a desfrutar do almoço. Para os mais atletas, há trilhos marcados para fazer caminhada e corrida, lado a lado com os rebanhos de ovelhas que por ali pastam calmamente.

Do spa, sai alguém sorridente, e de costas direitas. Mal podemos esperar pela massagem. O ‘Ritual da Quinta’ surpreende. Mas também há a sauna e o jacuzzi, ou o banho turco. Tudo disponível para uso dos hóspedes. Fica a faltar um destaque: a ementa do restaurante Cantinho dos Sabores, criada pelo chef Amorim. Numa palavra só: Irresistível.

Onde ir de férias cá dentro, em família Quinta-dos-Machados8

Quinta dos Machados.

Contactos e preços
EN8, Barras, 2665-006 Mafra
Contacto: 261 961 279
http://www.quintamachados.com/quinta-dos-machados.html
Quarto duplo a partir de 60 euros

 

“A sua casa”

O melhor resort europeu para a família é português. Este ano, 2016, a distinção da Travel Awards foi de novo entregue ao Pine Cliffs Resort em Albufeira, no Algarve. Um resort de luxo com uma vista privilegiada para o mar e que se apresenta como “A sua casa”. Este destino de ouro para a família dispõe de 11 restaurantes e bares, nove buracos do Golf Course & Academy, cinco campos de ténis, dois clubes de saúde com personal trainer e uma piscina interior, piscinas exteriores, incluindo piscina para crianças, RitualSPA, centro de beleza com tratamentos especializados para juniores, um minigolfe, um clube júnior e o Porto Pirata, junto à piscina, que é uma espécie de vila com 7 mil metros − tem dois navios de piratas de madeira em tamanho real, um castelo insuflável, um campo de basquetebol e atividades diárias, como caça ao tesouro para crianças dos 6 meses aos 8 anos. A pensar no grupo dos 8 aos 12 anos, o Junior Club oferece minigolfe, futebol, besta e tiro ao alvo, bolas de água e dardos. E assim se agrada a uma família inteira!

 

Onde ir de férias cá dentro, em família Pine-Cliffs-Resort2

Pine Cliffs Resort

 

Contactos e preços

Pinhal do Concelho, Albufeira

Contactos: 289 500 300
www.pinecliffs.com/pt

Preços desde 68 euros por noite, por pessoa. Grátis para crianças até aos 12 anos.

 

Entre o mar e o campo

No Areias do Seixo, mesmo quando está entre quatro paredes, é fácil sentir-se lá fora, acolhido pelas dunas e pelo mar de Santa Cruz. O hotel nasceu de um sonho dos proprietários Marta e Gonçalo de criar um lugar mágico onde pudessem receber pessoas de vários cantos do mundo num ambiente… familiar. E o resultado é este, entre ondas, pinhal e experiências. Destacam-se programas como spa a dois, jantar com filme no abrigo dos pinheiros, aulas de yoga, visita à horta ou um simples copo de vinho à lareira.
Para passar a noite, pode optar por quatro tipologias distintas de quartos e ainda pelas villas, que permitem uma maior privacidade. Toda a arquitetura induz calma e dias de descanso, num espaço que não se poupa em nomeações: Melhor Projeto de Ecoturismo, Garfo de Ouro 2015, Green Key 2015, entre outras distinções que salientam a forte consciência ambiental desta unidade de charme.
Estas são algumas das razões para conhecer o trabalho de Gonçalo Alves, o gestor deste negócio familiar, que deixou a universidade em 1997 para se juntar ao pai nos negócios. É um dos rostos do Areias do Seixo Charm Hotels and Residences e promete manter o local… familiar.

Onde ir de férias cá dentro, em família Areias-do-Seixo5

Areias do Seixo.

Contactos e preços
Praceta do Atlântico, Póvoa de Penafirme, 2560-046 A dos Cunhados

Contacto: 261 936 340

http://www.areiasdoseixo.com/hotel-overview.html

Quarto duplo a partir de 265 euros

 

Por Alexandra Matos e Marta Amorim

Comentários

comentários